Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begonia eliator

Nome Científico: Begonia elatior
Nome Popular: Begônia
Família: Begoniaceae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

As Brgônias são plantas perene / anual de 30 a 40 cm de altura. São bem delicadas e suculentas,e estão entre as flores envasadas mais comercializadas no país. Suas folhas são suculentas e com bordas recortadas, verdes ou avermelhadas. As flores são muito vistosas, parecem rosas, pois são dobradas e de cores variadas, entre o branco, o rosa, o amarelo, o salmão e o vermelho, além de tonalidades intermediárias e combinações de cores. As begônias parecem buquês de flores e sua delicadeza a torna própria para o cultivo em vaso, para a decoração de interiores, durante sua floração.

Gostam de ambientes bem iluminados, ventilados e se possível de temperaturas mais baixa; um pouco de sol pela manhã ou a tarde fará com que as flores continuem a abrir. Suporta a meia sombra, mas produzirá menos flores.
Mas cuidado com os extremos, procure manter constante a umidade, sem encharcar. Molhe sempre direto no substrato e não deixe água no prato por muito tempo, isso compromete a durabilidade da planta.
Nunca esqueça de alimentar sua planta com o adubo NPK 10-10-10, uma vez por semana, pois água não é alimento e sua planta também sente fome.

Modo de Cultivo :
Substrato de cultivo rico em húmus e matéria orgânica em canteiros ou vasos bem preparados, com um pouco de areia, pois solos encharcados tendem a permitir o desenvolvimento de fungos que acabam por apodrecer a muda.
Divisão de touceira e estaquia de ramos é uma das formas de propagação, mas também pode ser multiplicada por sementes.

Paisagismo:
Para grandes canteiros como cobertura vegetal florida, bordaduras de canteiro e em conjunto com outras plantas.

Utilização: Em ambientes internos, aproveite o colorido decorando mesas, janelas. Em ambientes externos prefira local de sombreado e/ou meia sombra e de preferência protegidos da chuva. Coloque em cestos, floreiras, vasos ou recantos.

Dica: Limpeza de folhas e flores secas e leves podas renova a maioria das plantas.

Olhando-pela-janela_

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    Noelia Souza 
    Monday, 25. July 2011

    Olá !
    Amei as dicas ! gosto de begônias ! deu site foi legal, musica…. linda !

    Abraços
    Noelia

  2. #2
    reilaine 
    Saturday, 23. June 2012

    adorei sou muita apaxonada por esse tipos de flor principalmente as begonias adoro de mais………………………………..

Comente sobre o post