Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bastao_imperador_

Nome científico: Etlingera elatior
Família: Zingiberaceae
Nomes populares:
bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redenção
Etimologia: a planta tem esse nome devido à sua forma – a flor sai do chão e não dos galhos. O ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial.

O bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre, herbácea rizomatosa, com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas alcançam de 2 a 4 m de altura,  folhas largas e coriáceas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas róseas ou avermelhadas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, plantado isoladamente ou em grupos. Floresce na primavera e verão.

Origem: Malásia

Comercialmente, existem quatro cultivares interessantes: Red Torch (brácteas vermelhas), Pink Torch, Porcelana (brácteas rosadas) e, ainda, uma em formato de tulipa (brácteas rubras).

Desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. A irrigação pode ser feita por aspersão, microaspersão, gotejamento ou infiltração.

A temperatura ideal de cultivo é de 22°C a 35°C diurnos, e entre 18°C a 27°C noturnos. A umidade relativa deve ser entre 70% e 80% e o cultivo ocorre a pleno sol ou em locais parcialmente sombreados.

Propagação: para as flores tropicais, a forma mais utilizada de propagação é por meio dos rizomas, de onde emergem os brotos, formando touceiras e ampliando a produção de folhas e flores e, ainda, pode ser feita utilizando as técnicas de cultura de tecidos.

Devido à importância da qualidade da muda no plantio, os rizomas escolhidos devem ser coletados de plantas vigorosas, sadias e de alta produtividade. Para cultivos comerciais deve-se evitar o plantio por sementes, devido à variabilidade genética que trará desuniformidade no padrão das inflorescências. Além disso, o florescimento é retardado, pois a germinação por sementes pode demorar até mais de dois anos.

Usos: as flores são utilizadas tanto para ambientes festivos como em seguimentos de hotelaria, na decoração de residências, jardinagem e outros estabelecimentos que necessitam de cor e alegria no visual. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão.

Curiosidades: atrativa de pássaros e borboletas, é uma espécie bastante exótica e pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. A cultivar Torch Ginger é a mais popular e é amplamente cultivada no sudeste asiático. Pode ser usado como ingrediente essencial em alguns pratos na Tailândia onde geralmente é servido cru.

flores se abrindo

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    maria lucia borges 
    Tuesday, 31. July 2012

    Tenho o bastao vermelho, e gostaria de saber se o numero de folhas interfere na produção de flores, pois são hastes muito grandes, e grossas que causam sombras no meio da planta .

  2. #2
    Renato de O. Molleiro 
    Thursday, 11. April 2013

    Maria Lúcia:
    As folhas constituem a usina de energia de toda planta. São elas os órgãos onde ocorre a fotossíntese (produção de energia). Logo, não podem ser extirpadas sem o comprometimento de seu desenvolvimento, produção de flores e sementes.
    Estou cultivando o vermelho e o rosa. Desejo adquirir o branco também. Você saberia me dizer qual é p preço das flores desta planta no mercado?
    Antecipadamente, agradeço.
    Renato.

  3. #3
    Carlos Novaes 
    Thursday, 3. October 2013

    Olá,tudo bem? Não conhecia este site e o conheci querendo saber mais sobre o BASTÃO DO IMPERADOR,gostei muito das informações obtidas nele. Gostaria de saber se consigo fazer propagação por semente,tenho 3 espécie do Bastão ! Existe a possibilidade de fecundação cruzada ? Dormência da semente? Tempo para produção floral ,através da propagação por semente? Fico aguardando por uma resposta! Abraços ,Carlos Novaes !

Comente sobre o post