Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




banana-de-macaco

Considerada uma bela planta, a banana-de-macaco, costela-de-adão ou deliciosa, nomes pelos quais é popularmente conhecida, já teve seu tempo de glória. Na Era Vitoriana foi um complemento indispensável no paisagismo de interiores.

Entretanto, quando foi coletada pela primeira vez, no México, em 1832, e enviada a Munique, não despertou grande interesse dos paisagistas. Só dez anos mais tarde outras mudas foram levadas novamente para a Europa e, dessa feita, começo-se a cultivar monsteras, que rapidamente se tornaram um dos maiores sucessos da horticultura. Não é para menos, até seu nome científico, Monstera deliciosa, demonstra a qualidade da planta.

Pertencente à família das aráceas, a banana-de-macaco é uma trepadeira de caules vigorosos, que alcança até 6 metros de comprimento. Apresenta longas raízes aéreas que, quando não encontram apoio apropriado para subir, tornam a planta rasteira.

As folhas, verde-escuras-brilhantes, chegam a quase um metro. São ovaladas ou em forma de coração, e tem textura de couro.

Uma característica do gênero é a diferença nítida entre as folhas jovens e adultas. Quando novas são inteiras, mas a medida que vão envelhecendo, começaram a desenvolver profundos orifícios e recortes nas bordas. Esse processo é conhecido pelo nome técnico de fenestração.

As flores, desprovidas de sépalas e de pétalas, são hermafroditas. Agrupam-se ao longo de uma espádice com cerca de 20 centímetros de comprimento, envolvida por uma espata grande, de cor branca, em forma de canoa, que se abre largamente após o florescimento e depois cai.

O fruto propriamente dito é um tipo de baga suculenta, de sabor semelhante a uma combinação de abacaxi com banana, bastante interessante. Costuma surgir após a polinização, quando o espádice se alarga, formando uma espiga carnosa com frutinhos que se aderem a ela.

Esta infrutescência (nome correto desses tipos de fruto e o do abacaxi) tem coloração que vai do verde ao creme quando completamente maduros. Aliás, este processo pode levar de 8 semanas até 15 meses para ocorrer.

Conhecidos como “piñanona” no México, podem ser consumidos ao natural, em saladas, ou sob forma de sorvetes e geléias.

Às vezes são empregados, com sucesso, na produção de sucos ou como complemento de bebidas alcoólicas, inclusive com registros de terem sido usadas até mesmo na aromatização do champagne, na Europa.

Mas muito cuidado, os frutos da monstera não devem ser consumidos antes de atingirem a completa maturação. Isso por que produzem um feixe de formações cristalinas de oxalato de cálcio, parecidas com agulhas muito finas, que podem perfurar a mucosa causando uma intensa sensação de ardor na boca. Esses cristais, presentes de um modo geral nas aráceas, são chamados de ráfides e formam uma espécie de barreira mecânica para proteger as sementes em desenvolvimento. Após o amadurecimento, no entanto, essa barreira deixa de existir e os frutos podem ser consumidos sem maiores cuidados.

A monstera é uma planta muito resistente e ornamental e essa rusticidade permite o cultivo em qualquer jardim. Mas se você gosta de experimentar sabores diferentes, aproveite, quando o fruto começa a escurecer e ase tornar mais flexível ao toque, retire-o da planta, corte-o ao meio e prove as sementinhas revestidas de couro, com certeza vai virar fã.

Se você quer cultivar, aí vai algumas dicas:
Luminosidade: desenvolve-se melhor com luz indireta forte e abundante, ou seja, meia-sombra>

Clima: para a produção de frutos, exige temperaturas amenas e lugares quentes e úmidos. Se plantadas em vasos, dentro de casa, dificilmente frutificarão.

Regas: devem ser diárias na Primavera e no Verão, e cerca de 2 ou 3 vezes por semana no Outono e no Inverno. Caso note que as pontas das folhas estão começando a amarelar, ajuste a frequencia das regas, pois poderá estar ocorrendo falta ou excesso de água.

Solo: um substrato ideal para o plantio da banana-de-macaco seria uma mistura de 3 partes de terra preta, duas partes de esterco de gado bem curtido e areia grossa suficiente para tornar a mistura bem soltinha e porosa.

Propagação: pode ser feita por meio de estacas do ramo principal, com aproximadamente 20 centímetros de comprimento, que contenham duas gemas e algumas raízes. Ou ainda por estacas de ponteiros com pelo menos 2 folhinhas.

mamelia

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    lili schutze 
    Friday, 11. May 2012

    a banana de macaco é bom colocar as raizes no alcool, por dez dias, para imflamação nas junta .

  2. #2
    Dora Godoy 
    Sunday, 21. April 2013

    Belíssima página. Adorei, só tenho a agradecer.

  3. #3
    Marisa 
    Tuesday, 4. June 2013

    Amei a metéria, ganhei de presente essa planta e não sabia como cuidar dela, a´liás, não sabia nada sobre.
    Muita grata
    Marisa Lima

  4. #4
    claudioil 
    Monday, 10. February 2014

    estou começando o cultivo desta planta este ano, só espero que o comercio seja promissor.

  5. #5
    Rosana D. Silva 
    Sunday, 1. November 2015

    que pagina belissima adorei ter visitado

Comente sobre o post