Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bambu
Existem cerca de 1200 espécies diferentes de bambus com aproximadamente 50 gêneros ao redor do mundo. O bambu pertence à família das gramíneas que atingem de 10 cm até 35 metros de altura com diversas cores: amarelo, vermelho, preto, listrado, dourado, verde entre outras. Existem bambus quadrados e alguns em que os entrenós são arredondados. Os bambus basicamente têm dois tipos de comportamento: alastrante e o entouceirante. Os alastrantes crescem de forma mais espalhada onde cada galho tem uma distância maior um do outro e é útil para controle de erosão porque fazem uma verdadeira rede subterrânea. Os bambus entouceirantes crescem de forma unida formando moitas localizadas. Os entouceirantes são bons para paisagismo trazendo diversas soluções como barreira de vento, barulho, fechamento de muro ou apenas para contemplação. Os nossos bambus são em sua maioria entouceirantes por facilitar o manejo.

Espécies de Bambu

Bambu nigris: bambu com caule preto que atinge até 2 metros de altura. Ele é entouceirante (não alastrante) muito bom para paisagismo por ser mais delicado.

Bambusa vulgaris: bambu de grande porte, entouceirante, com folhas e hastes verdes. Atinge 30 metros de altura e colmos com até 30 cm de diâmetro. Bom para fechar muros, barragem de vento e barulho.

Dendrocalamus giganteus: um dos maiores bambus existentes. Ele é a entouceirante, os caules crescem unidos não sendo um bambu alastrante. Atinge trinta metros de altura e até 50 cm de diâmetro quando adulto. A haste é verde, suas folhas largas e os colmos vão engrossando no broto à medida que amadurece. Ele atinge a maturidade com cinco anos sendo que com três anos ele já esta com 10 metros de altura.

Dendrocalamus minor, Taquarinha ou vara de pescar: alastrante moderado, verde, suas hastes são finas e alongadas. Atinge até 30 metros de altura. Muito usado perto de lagos ou rios para conter erosão.

Guadua angustifolia Kunth:Entouceirante porém com colmos distantes 0,5 m. Colmos medem 15 a 20cm de diâmetro e podem atingir 30 metros de altura. Caracterizam-se pela cor verde intensa e faixa branca nos entrenós. Colmos largamente utilizados em arquitetura e estruturas rurais.

Metake ou Chinensis: bambu fino com folhas verdes escuras. Hastes bem retas que atingem até três metros de altura. Alastrante moderado. Ótimo para paisagismo por ser um bambu delicado e fácil para poda.

Bambusa vulgaris vittata ou bambu amarelo: Bambu de grande porte amarelo com listras verdes. Entouceirante (não alastra) atinge até 30 metros de altura, suas folhas são finas e verdes claras. As hastes tem de 10 a 15 cm de diâmetro e é um ótimo bambu para fechar muros, isolar barulho e fazer barreira de vento.

Pleiobastus variegatus: bambu de pequeno porte com folhas variegatas verde e branco. Atinge até 3 metros de altura e pode ser facilmente podado. Muito bom para cercas perto de muros.

* O bambu enraíza-se bem fundo antes de crescer fora da terra
O bambu, quando plantado por semente, tem uma maneira tão peculiar de brotar e crescer que chamou a atenção dos chineses, e que se tornou uma grande lição de sabedoria. A semente, depois de colocada no solo, demora muito tempo para apresentar sinais externos de que vai vingar. No início, a semente se transforma num bulbo e depois de algum tempo surge um pequeno broto. Este broto permanece inalterado sob o solo por um longo período. Somente depois que as raízes já atingiram dezenas de metros, ao longo de cinco anos de incessante trabalho, é que o broto começa a se projetar para fora da superfície. Aí, em pouco tempo, o bambu cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros!

* O bambu cresce reto e satisfeito com seu espaço
Um detalhe que chama atenção é que cada pé do bambu chinês se desenvolve isoladamente e não em touceiras como se vê no Brasil. Existe um espaço de cerca de um metro entre um bambu e outro. O bambu chinês é humilde, precisa de pouco espaço, não é “espaçoso”,não toma espaço de ninguém. O bambu cresce reto, “na dele”. Para os taoístas, o espaço do outro é sagrado porque considera sagrado o seu próprio espaço. O sábio quer crescer com retidão, sem desvios,sem interferir na vida alheia, sem fazer intervenções no processo natural da outra pessoa. Tanto o bambu quanto o sábio não querem ocupar o espaço do outro, não fazem comparações, não competem, estão satisfeitos com o que têm porque possuem uma qualidade fundamental: o senso de suficiência.Os chineses têm uma frase sobre o suficiente que é surpreendentemente simples e óbvia: “Quem se satisfaz com o suficiente, sempre tem o suficiente”. Para o bambu, o espaço que ele conta para crescer é mais do que suficiente. O sábio também não quer nada além da sua necessidade. O filósofo italiano Sêneca disse: “Só desejarás a justa medida das riquezas: primeiro, o necessário; segundo, o suficiente”.O bambu está satisfeito com tudo, por isso não sofre com sua situação.O bambu é sereno, despojado, cresce reto e satisfeito com seu espaço.É livre e feliz. O sábio que segue seu exemplo, também.

* O bambu tem divisões que garantem a resistência
Se o talo do bambu não tivesse divisões, as fibras seriam compridas,iriam sem interrupções desde a raiz até o topo. Mas se as fibras do bambu fossem tão compridas e sem divisões, elas esticariam demais e o caule poderia se dobrar com qualquer vento. Os nós do bambu têm a função de dividir e de limitar o comprimento das fibras do caule.

* O bambu curva-se no vendaval para não quebrar
Talvez essa seja uma das características mais conhecidas do bambu. Os antigos chineses aprenderam a importância da flexibilidade ao observar como essa planta se comporta numa ventania. Perceberam que uma árvore rígida quebra-se com um vento muito forte. O bambu não. Ele se curva e depois que o vendaval passa, volta intacto à posição original.

100

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    MARÍLIA 
    Wednesday, 25. July 2012

    Ola , ganhei um bambu ele veio em vasinho ele tem cerca de 10 cm , o vaso veio cheio de pedrinhas … o que eu faço tiro desse vaso e planto na terra ou deixo como esta , e com que frequencia devo colocar água , obrigada até !

Comente sobre o post