Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




avenca

A avenca é uma daquelas plantas que se alguém ainda não teve, um dia terá. Pode ser encontrada em praticamente todo o planeta, exceto na Antártica. Brotam em qualquer lugar onde haja umidade no ar, desde margens de cursos de água até em árvores, mas sempre protegidas do sol direto.

O nome popular mais conhecido é Avenca, sendo um nome comum a todas as variedades desta planta, mas tem outros nomes pelos quais pode ser conhecida, dependendo da espécie, como Cabelo-de-Vênus (Adiantum capillusveneris), Cabelo-de-Anjo (Adiantum microphyla), Avencão (Adiantum macrophyla) e Avenca suíça (Adiantum raddianum).

Em espanhol é chamada de culantrillo de pozo, cabello de venus, capilaria, entre outros. Em inglês é conhecida como black maidenhair fern. O nome científico Adiantum tem origem no grego “adiantos” que quer dizer “não se molha”, pois a água ao atingir as folhas desliza sem acumular-se nelas, dando a ilusão de que não se molham.

É uma planta herbácea que pode atingir 50 cm de altura, formando touceiras. Existem várias espécies de avencas, mas todas caracterizam-se por uma folhagem delicada suportadas por finos caules duros que se ramificam, de cor marrom escuro. As folhas podem variar dependendo da espécie, mas sempre são muito finas.

Na avenca mais popular (Adiantum capillusveneris) as folhas são distribuidas de forma a lembrar um triângulo. Esta avenca em particular é originária da região mediterrânica. Suas raízes na verdade não são raízes, mas rizomas de tamanho reduzido e que formam um conglomerado.

As novas folhas aparecem em qualquer época do ano, surgindo enroladas a partir da base, desenrolando-se conforme amadurecem, até que se abre totalmente um novo conjunto de folhas unidas sobre um mesmo caule.

Devido à textura de suas folhas assim como o formato das mesmas tem um belo efeito visual, sendo normalmente cultivada em vasos e, muitas vezes em ambientes internos. Em canteiros ou jardineiras onde não receba luz solar direta também dão um belo efeito.

Além de uma bela planta para enfeitar nossas casas há crenças sobre os poderes da avenca. Elas espantariam o mau-olhado, absorveriam energias negativas, etc. Na medicina popular são utilizadas como calmante, contra a tosse ou para tratar o couro cabeludo.

Havia uma crença corrente em outros tempos que toda planta que lembrasse uma parte do corpo (um órgão, um membro, etc.) seria boa para curar problemas na parte com a qual se parece.

Por esta razão desde a Antiguidade é utilizada como tônico para o couro cabeludo, já que sua folhagem lembra o cabelo. Também teria propriedades diuréticas, sedativas e antiinflamatórias.

As avencas, como as samambaias, não têm flores, e portanto, não produzem sementes. O que elas produzem que fazem as vezes de sementes são esporos. Estes esporos são pontinhos marrons que ficam na parte inferior das folhas, e lembram um pó.

Na natureza, estes esporos, assim que maduros, soltam-se da planta e são levados pelo vento, dando origem a novas plantas. No entanto, há a possibilidade de fazer a recolha destes esporos para reprodução, porém, não é algo muito fácil para amadores como quem escreve este post e como quem lê.

avencas
Mas se quiser estragar algumas folhas de avenca para tentar esta possibilidade aí vai o passo-a-passo.
Para começar os esporos devem estar maduros, bem escuros. Se estão maduros saem facilmente com o auxílio de uma faca (não aperte, não destrua a folha delicada da avenca).

Embaixo do local onde fizer a raspagem, coloque uma folha de papel branca para aparar os esporos que forem se soltando (folha branca para que você possa ver os esporos que conseguir soltar da planta). Em uma sementeira utilize composto orgânico bem úmido para receber os esporos. Espalhe-os na superfície.

Cubra a sementeira com um plástico ou tela bem fina e deixe em local sombreado. Depois de cerca de um mês, surge na sementeira uma espécie de musgo. São as novas plantinhas. Só transplante quando chegarem a uns 3 cm de altura.

Para plantar deve-se preparar a terra misturando duas partes de terra comum, uma parte de calcário, uma de areia e outra de carvão vegetal, acrescentando um fertilizante preferencialmente orgânico. O calcário é essencial, visto que na Natureza, costuma ser mais freqüente em terrenos onde há a sua presença.

Na reprodução da planta por divisão de touceiras é muito mais fácil conseguir novas plantas. A partir de uma com a touceira grande pode-se produzir muitas mudas. Deve-se retirá-la do vaso com extremo cuidado para não prejudicar as raízes.

Não esqueça que as raízes não podem ficar sem a terra que as envolvem. Divida a touceira com as mãos, separando os rizomas. Assim tem-se um aglomerado de rizomas (menor do que o original) que deve ser plantado, utilizando uma mistura de terras como a descrita acima, não esquecendo de apertar a terra em volta da planta para firmá-la e regando abundantemente.

O vaso deve não apenas comportar a planta a ser transplantada mas deve comportar a touceira que irá formar-se nos próximos 3 anos, já que esta manobra só deve ser feita em um espaço de 3 em 3 anos. A melhor época para sua reprodução é a Primavera. A adubação é recomendada a cada 15 dias na Primavera e no Verão.

A avenca precisa de calor, muita umidade e proteção contra o vento. Mas a umidade que necessita não é apenas na terra. Ela precisa de umidade no ar que a cerca, ou seja, umidade atmosférica. Não deve ficar sob sol direto, isto é, o sol nunca deve atingi-la diretamente, mas alguma luminosidade o ambiente deve ter. Calor excessivo não faz bem às avencas.

Em situações destas, aumente a umidade em volta da planta, colocando recipientes com água próximo a ela e borrifando o vaso com água. Deve ser regada constantemente para manter a terra bem úmida, mas sem encharcar.

Vamos agora à seção problemas
Nos dias mais quentes as avencas necessitam de muita água, muita umidade, mas se há uma mudança brusca de temperatura esta umidade pode tornar-se um problema, que pode resultar no apodrecimento dos rizomas. Caso uma mudança brusca de temperatura aconteça, pare de regar imediatamente, deixando-a sem regar até que a terra esteja apenas úmida e não encharcada.

Calor excessivo faz mal às avencas, e temperaturas inferiores a 13ºC matam a planta. Correntes de ar, principalmente frio, também não agradam a ela, inclusive podendo matá-la. O fato de não gostarem de vento não significa que sintam-se bem em lugares onde o ar não é renovado.

Por esta razão nunca devem ser colocadas em lugares onde haja poluição ou que possam receber poluição vinda do exterior. A avenca necessita de um ar limpo para ser saudável.

Como já foi dito elas preferem lugares sombreados, sem luz direta. Isto não significa que gostem de locais mal iluminados. A má iluminação pode levar ao surgimento de pragas ou doenças.

É uma planta sensível, não se deve utilizar inseticidas para eliminar pragas, pois corre-se o risco de matar a planta. Apele para receitas caseiras como a calda de fumo para eliminar infestações.

É uma planta que necessita de muito cuidado, pois sente facilmente qualquer mudança no ambiente. Caso os ramos escureçam ou murchem devem ser cortados junto à terra. Se as folhas ficarem ressecadas falta umidade no ar que a circunda ou no solo. Excesso de sol ou falta de adubo pode levar ao murchamento das folhas.

painel florzinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    leonice 
    Monday, 1. August 2011

    Eu adoro avenca , sabe o que aconteceu comigo , eu tinha uma no meu local de trabalho, ai eu parei de trabalhar , e deixei ela la , nao trouxe ela embora ,acredita q ela estava morrendo , ai no dia q eu voltei la , eu trouxe ela comigo, e agora ela esta tao linda,, sera que ela sentiu minha falta?

  2. #2
    Lourdes helena Cabral 
    Monday, 12. March 2012

    Minha avó,quando ainda éramos crianças,30 anos atrás,tomava chá de avenca com outras ervas.Nunca perguntei a ela pra que servia.
    Hoje,após um acampamento,junto ao um rio, vendo uma quantidade grande de avenca,fique curiosa .Poderiam me responder se posso tomar chá desta planta.Para que exatamente é indicada?Quais as suas propriedades?
    Fico no aguardo.
    Abraço. Lourdes Helena.

  3. Gosto muito de cultivar avencas, mas me falaram que quem cultiva não consegue gaurdar dinheiro. Gostaria de saber se é verdade.

Comente sobre o post