Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tulipas1

As primeiras flores surgiram a milhões de anos, naquele período insetos primitivos como o besouro, por exemplo, comiam e danificavam os óvulos, gerando sucessivas pressões seletivas sobre as flores levando ao desenvolvimento do ovário da planta, que ao mesmo tempo protege os gametas e não impede que ocorra a fertilização.

Há muitos tipos de flores algumas se reproduzem de mudas e outras através de sementes. Algumas flores são perenes o que significa que não devem ser replantadas a cada ano e as demais tem que ser replantadas a cada ano.

A melhor maneira de um iniciante cultivar flores é através de sementes. Prepara-se o solo, planta-se as sementes, rega-se de acordo com as especificações de cada flor e é só aguardar a florada! Flores que se reproduzem de sementes são: amor-perfeito, dahlia, petunia e sempre viva dentre tantas outras.

As rosas são talvez as flores mais comuns que crescem de mudas. Apenas corte uma muda de uma roseira, replante e em alguns meses ela terá crescido. As rosas tem uma beleza impar e como todos sabemos estão presentes em todas as ocasiões importantes. Um vaso de rosas torna qualquer ambiente elegante e iluminado. Para aqueles que não tem muito espaço um vasinho de violeta africana dá o toque de beleza e leveza sem ocupar muito espaço.

Não podemos esquecer ao presentear alguém com flores de que estas podem causar alergias. É sempre bom confirmar antes se o recipiente não é alérgico.

Flores do campo ou as tradicionais rosas, cravos e margaridas são sempre um símbolo de afeto, amizade e um presente delicado que será sempre lembrado.

Os vários tipos de margarida
O termo margarida na verdade é usado para uma grande variedade de plantas, há mais de 20.000 espécies de margaridas, que também podem ser chamadas de bem-me-quer, malmequer, bonina, etc. São flores em formato de estrela, muitos tipos de alfaces e os girassóis não são considerados margaridas, mas compartilham muitas características em comum.

Quando a maioria das pessoas pensa em margaridas, imediatamente pensam em uma única flor, mas na verdade as margaridas além de serem muito antigas, remontando a mais de 50 milhões de anos e constituem mais de 10% das flores do mundo. Até mesmo a equinácea e a arnica e muitas plantas comestíveis com as alcachofras e as endivas são da família das margaridas.

Os crisântemos são também confundidos com as margaridas. E muitos crisântemos são muito semelhantes às margaridas, com seu centro amarelo e as pétalas brancas. Outros tipos, no entanto tem cores decorativas, do rosa ao roxo ou vermelho. Na Ásia o Chrysanthemum coronarium, é um grão com flores muito parecidas à margarida, mas as suas pétalas e centro são amarelos.

A margarida Africana tem pétalas púrpura brilhantes que se enrolam nas extremidades, e uma coleção de azuis, com pontos amarelos no centro.

As margaridas se apresentam em muitas cores e tamanhos, do marrom ao branco e podem ser encontradas em todos os climas do planeta. São fáceis de cultivar e se espalham muito facilmente, mesmo nos solos mais secos.

Os vários tipos de vasos
Vasos que decoram varandas e sacadas das janelas têm muitas funções e variedades. Vasos não somente acomodam as plantas, mas também conferem estilo, elegância, beleza.

A sua função é permitir que tenhamos flores e plantas em locais onde não há terra e até um certo ponto permitem a mobilidade da planta. Aquela planta que fica num canto pouco iluminado da casa pode ser levada ao sol por algumas horas, ou pode ser regada pela chuva. Até mesmo pequenas árvores podem ser colocadas em vasos.

Vasos de flores, não são usados simplesmente para a mobilidade da planta, eles propiciam o uso, em apartamentos e coberturas, de uma variedade quase infinita de flores e plantas, tornando os ambientes mais iluminados, conferindo estilo e elegância.

Os vasos de barro são sem dúvida os mais tradicionais. Eles podem ser encontrados em vários tamanhos e formatos e são acompanhados de uma base para proteger evitar derramamento de água. Podemos também usar uma variedade quase infinita de potes, vasos, do xaxim ao vidro, tudo vale para obter o resultado desejado.

Use vasos para os canteiros das janelas e varandas, plante a sua flor favorita, um canteiro de temperos, tomates, uvas, o que a sua imaginação decidir.

estrelinhas-2345

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    Maria Dalva Scatolini 
    Friday, 4. November 2011

    Olá, tenho uma planta muito bonita no meu jardim mas nem sequer sei o nome dela. Gostaria de enviar uma foto e obter informações, principalmente o nome e sobre poda dela. Para isso gostaria de saber o seu email. Você pode me ajudar?
    Obrigada,

    Dalva

  2. olá, estou abrindo uma floricultura e adoraria saber mais sobre as flores, como nome cientifico, local de origem e outros temas que confundem a nossa cabeça.
    Obrigada
    parabéns pelo blog!!!

  3. Oi, ótimo post, outra opção seria fazer como mediada alternativa a criação de brindes promocionais como metodo de marketing tanto na area mencionada no post quanto em outras areas. Seguindo exemplo de algumas empresas, que fizeram e está dando certo.

Comente sobre o post