Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor-inv21Amor-perfeito

Quando falamos em inverno, a primeira idéia quem vem à cabeça são árvores com galhos secos, o vento e a ausência completa de flores. Com os devidos cuidados, no entanto, as plantas podem resistir aos efeitos das baixas temperaturas. Muitas florescem nesta época, ficando ainda mais bonitas. É o caso dos lírios, rosas, crisântemos, tulipas, amor-perfeito e copo-de-leite.
Um dos principais cuidados que se deve observar nesta estação é com a quantidade de regas, já que as baixas temperaturas reduzem a necessidade de água. O excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes e a proliferação de fungos e insetos. “Nas flores de jardim, como o amor-perfeito e a petúnia, o ideal é molhar a planta duas vezes por semana”, esclarece Paula Dell´Antonio, da FrutaFlor. Para manter um nível adequado de hidratação, é importante também pulverizar as folhas com água em dias alternados.
Durante a época de floração, a florista também recomenda adubar as plantas a cada 15 dias, priorizando o adubo orgânico misturado à água da rega. Quanto ao período de poda, o ideal é aguardar a passagem das geadas nas regiões mais frias, cortando as plantas no final de inverno. Já nas regiões mais quentes, onde não há geadas, a poda pode ser feita no mês de julho. Desta forma, as espécies continuarão enfeitando e colorindo o inverno, chegando na primavera ainda mais sadias e bonitas.

Conheça as principais flores de inverno:

Amor perfeito: Planta que floresce no inverno. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio
Petúnia: Podem ser cultivadas durante todo o ano, em vasos e jardineiras, com terra fértil. Recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas
Lírio: vem muito mais bonito no inverno
Rosas: em função do clima frio, elas demoram mais para formar o botão, ficando maiores e mais bonitas
Flor de cerejeira: muito utilizada em decorações, começa a florir no final do inverno
Crisântemo: as melhores flores aparecem na entrada e na saída do inverno. No frio intenso, ela demora para florescer
Cimbidium: melhor época é de abril a julho
Dendobrium: é muito rápida, permanece com flores de agosto a final de setembro
Phaleanopsia: o período de maior beleza é na saída do inverno, época de seu florescimento

Flores exigem cuidados redobrados no calor
O verão é embelezado todos os anos pelo colorido das flores tropicais, como as helicônias, as bromélias e os lírios. Mas para mantê-las vivas nesta estação são necessários cuidados especiais. Apesar da alta resistência característica dessas plantas, o calor e pouca umidade diminuem sua longevidade, desidratando-se com a alta temperatura. Se a pessoa não está atenta às dicas de conservação, o amarelo e laranja, típico da estação, podem transformar-se no marrom do apodrecimento.
Os cuidados são indispensáveis, segundo a especialista em arte floral Paula Dell’Antonio, proprietária da Frutaflor. As flores de corte, segundo ela, devem estar em locais arejados, sem incidência direta do sol. O ideal é trocar a água a cada dois dias, tendo cuidado para as folhas não fiquem em contato com o líquido, para não apodrecerem. Recomenda-se também sempre retirar as flores estragadas, para que não contaminem as outras. “É preciso deixar um bom espaço entre as flores no vaso, porque assim duram mais tempo”, explica Paula. Outra alternativa é aplicar conservantes, vendidos a R$ 1,00, que triplicam a durabilidade das plantas.

Para flores no jardim, a especialista sugere trocar a terra ou adubá-la a cada três meses, molhando diariamente, já que estão muito expostas à claridade. A especialista explica que o melhor horário para regá-las é pela manhã ou à noite, evitando molhá-las sob o sol direto. “A água evapora rápido e, como a planta está quente, pode haver choque térmico”, explica.
Em vasos, a dica é dispor uma tela na parte inferior e cobri-la com pedras para só então colocar a terra. De acordo com Paula, o objetivo é refrescar as raízes. Outra sugestão é usar produtos orgânicos sobre a terra, como lascas de madeira e argila expandida, que mantêm a planta ainda mais hidratada. “Além de conservar, fica lindo”, acrescenta Paula.

Decoração
As flores são importantes elementos na decoração dos ambientes. A dica da empresária Paula Dell’Antonio é buscar o contraste entre as cores. “Se a decoração é clássica, o ideal é escolher uma flor laranja, por exemplo. Num ambiente de muitos móveis e acessórios, a orientação é por uma flor mais clean”, explica. Para a especialista, no entanto, o ideal é que a planta traduza o estilo do morador. “Tem que trazer harmonia para a casa e combinar com o astral da pessoa”, aconselha. Na FrutaFlor, a procura maior nesta época é por flores clássicas, como as bromélias e lírios.

Principais Flores Tropicais:
Heliconia/Strelitzia:
flor exótica também chamada de ave do paraíso; predominam as cores laranja, amarelo e vermelho; alta durabilidade.
Bromélias: multiplicam-se pela própria planta; variações de rosa, vermelho e amarelo; alta durabilidade.
Lírios:
várias tonalidades; alta durabilidade. Comuns em bouquês, podem ser também plantados em vasos.

pombinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post