Aprenda a plantar e cuidar das Peônias - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




peônia

A peônia, é talvez, uma das flores mais bonitas que se pode ter no jardim e todo mundo que gosta de plantas e flores gostaria de ter. Para o feng shui é a flor da sensualidade e do amor e as de cor rosa são particularmente usadas como um símbolo metafórico de beleza feminina.

Elas podem ter várias cores e têm dois tipos, as herbáceas e as arbustivas, e na hora de plantar cada uma tem a sua forma própria para poder florescer.

Dê uma conferida para saber como plantar e cuidar das peônias no seu jardim.

Passos a seguir
* Para que as peônias cresçam melhor, a época ideal para as plantar é o outono, exatamente antes que o inverno chegue com as suas temperaturas baixas. O local onde for plantar as peônias deve ter uma exposição solar de 6 a 8 horas diárias e o solo deve conter bastantes nutrientes.

Se o seu jardim não tem essas características nutritivas o melhor será contemplá-lo com um tratamento de terra nova e adubo misturado com a terra do jardim. Procure igualmente um solo com boa drenagem para que a água não se acumule.

* As peônias devem ser plantadas com 90 cm entre cada flor no caso da espécie de herbáceas, e se forem arbustivas com 120 cm de distância entre si.

peônia arbustiva

Quando as plantar certifique que estão a pelo menos 3 m de árvores para que as grandes raízes das árvores não roubem nutrientes às peônias. Além disso, aproveite para plantar as peônias em local protegido dos ventos fortes.

* Dependendo do tipo de peônias existem diferenças na plantação. As herbáceas devem ser colocadas a uma profundidade a que o broto não fique a mais de 5 cm da superfície.

No entanto existem outras variedades de peônias que em ambientes mais quentes, como é o caso do Brasil se desenvolvem mais rapidamente e nesse caso o broto pode permanecer a 2,5 cm.

* Relativamente as arbustivas, geralmente vêm com um caule de madeira, nesse caso deve fazer um buraco na terra para colocar as raízes viradas para baixo, o caule em cima, e o enxerto deve estar de 10 a 15 cm abaixo da tona de terra. Sendo que um pouco do caule ficará visível.

Peônia herbácea chinesa

* Proceda à colocação de terra até tapar o buraco e com cuidado compacte a mesma de maneira a não deixar bolsas de ar na terra. Em seguida regue bem os locais onde plantou as peônias de maneira que fique molhado mas não alagado.

As peônias são particularmente resistentes e não necessitam de muita água, por exemplo, no verão apenas necessitam de 2,5 cm cúbicos de água a cada sete dias. Se existirem casos de flores secas ou murchas, verifique se não é nenhum fungo, e aumente a dose de água.

* Na época do inverno pode utilizar a técnica da manta para as proteger das temperaturas mais baixas, contudo no início da estação seguinte retire-as. Durante esse período de inverno não será necessário regar as peônias devido ao efeito de condensação e por estarem numa fase dormente.

* Para preservar as peônias durante largos anos vá tratando delas, nomeadamente removendo as folhas mortas e também as flores para que não estejam a “roubar” nutrientes ao resto da planta.

peônia herbácea

Dessa forma as peônias crescerão mais viçosas. Além disso, a cada outono deve retirar as folhas das peônias arbustivas, exatamente antes do princípio da temporada de estações frias. Deixando apenas os caules inteiros e intocáveis para voltarem a florescer, faça a verificação dos caules se não contêm fungos e parasitas.

* Quanto às peônias herbáceas o ideal será desbastar a planta até ao chão. As flores têm um ciclo normal para uma espécie perene, todas as primaveras florescerão, mas para isso é necessário ajudar a planta e eliminar as antigas que estão em fase descendente.

Assim que notar o caule da peônia herbácea se tornando marrom proceda ao desbaste da planta até chegar à terra.

luar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post