Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cymbidium

Seja porque você recebeu um buquê de alguém muito especial, ou porque você é novo no ramo da jardinagem e acabou de montar alguns canteiros novos. Se você deseja aproveitar suas flores por mais tempo, veja os 3 passos abaixo.

1º Passo: Vasos ou flores de corte
Troque a água frequentemente. Uma das coisas que fazem flores murcharem tão rápido é a presença de bactérias na água. A coisa mais básica que você pode fazer para preservar flores é trocar a água uma vez por dia. Use água morna.

Trate a água
Você também pode tratar a água para diminuir o crescimento bacteriano. Duas colheres de sopa de açúcar, vinagre de maçã ou mesmo uma moeda no fundo do vaso mantém as suas flores frescas por mais tempo.

Cuide das hastes
Tipos diferentes de flores têm tipos diferentes de hastes, e tipos diferentes de hastes requerem tratamentos diferentes para mantê-las frescas. A maneira mais simples de cuidar delas é aparar um pouco das pontas todo dia ao trocar a água, além de cortá-las ao ângulo de 45º. Você também pode:
* Partir ao meio aproximadamente 2 cm e meio da base de flores com haste lenhosa como liláses. Isso ajuda a absorver mais água.

* Queime as hastes de flores com seiva leitosa como a bico-de-papagaio. Essa seiva danifica as outras flores do buquê. Narcisos amarelos também produzem seiva, mas queimar não funciona com elas, portanto, evite utilizá-los em buquês mistos.

* Preencha as hastes de flores ocas como as dálias. Preencha-as com água, tape o furo com o dedo, e submerja-as. Isso vai ajuda a mantê-las altivas e frescas.
Fique de olho na temperatura. Se estiver muito frio ou muito quente no local onde você colocou suas flores elas murcharão muito mais rápido. Coloque-as em um bom local à temperatura ambiente.

* Algumas flores, no entanto, se dão melhor em temperaturas mais quentes. Se você possui flores tropicais como a ave-do-paraíso, coloque-as em locais mais quentes.

Retire as folhas excessivas. Retire folhas, flores, ou ramos que caiam na água do vaso. A presença delas na água favorece o crescimento de bactérias.

Selecione as flores quando necessário. Quando as flores começarem a ficar muito murchas retire as partes mais afetadas. Isso vai ajudar a planta a manter um fluxo de energia tentando preservá-las.

Use ferramentas apropriadas. Não use tesouras caseiras para cortar as plantas. Elas são feitas para papel e podem interferir na habilidade da planta de absorver água. Utilize ferramentas que são próprias para flores e plantas e verifique se estão afiadas.

Use conservantes. Você também pode colocar conservantes na água, eles vão ajudar suas flores a suprir os nutrientes perdidos quando foram cortadas. Isso vai aumentar bastante o tempo de vida delas.

vasos de prímulas

2º Passo: Vasos de Jardim
Use o melhor vaso possível. Você precisa usar um vaso grande e com uma boa drenagem. Também é possível usar vasos feitos de plástico ou resina, já que eles não absorvem a água que deve ir para a planta.

Use o solo apropriado. Plantas em vasos precisam de um solo mais rico em nutrientes do que plantas de jardim, uma vez que elas não têm o benefício da circulação de água como as plantas normais. Use um substrato vegetal de alta qualidade em conjunto com fertilizantes ou adubo.

Fique de olho em pragas e mofo. Plantas em vasos assim como as de jardim são propensas a pestes e mofo. Especialmente por causa da falta de compensações naturais. Caso apareça mofo, retire a camada superior do solo e reponha com material novo. Caso você tenha que lidar com pestes, resolva o problema imediatamente ou suas flores serão afetadas negativamente.

Deixe as flores ao sol somente o necessário. Tipos diferentes de flores precisam de mais sol ou menos sol. Planeje cuidadosamente onde você colocará seus vasos para que as flores recebam a quantidade adequada. Você tem que ter em mente o ângulo da luz, o período do dia e a orientação do sol quando for decidir um local para o vaso – não coloque simplesmente uma planta que precisa de sol em frente a uma janela qualquer.

Use um pouco de fertilizante. Se a planta não estiver crescendo como esperado, utilize uma fórmula apropriada para aquela planta específica. Consulte uma estufa local para obter um bom produto.

Corte as flores mortas para estimular o florescimento. Quando os botões murcharem ou simplesmente crescerem em locais desnecessários (como por exemplo, debaixo da planta), você pode estimular o surgimento mais flores saudáveis cortando aquelas que você não deseja.

Regue rotineiramente. Regue corretamente e regularmente. A temperatura do ambiente, exposição à chuva, o tipo de solo e o tipo de planta influenciam na quantidade de água que sua flor precisará.

Aumente o tamanho do vaso se necessário. Confira sua planta de vez em quando para o caso de ela precisar de um vaso maior. Vire o vaso e observe os furos de drenagem. Se muitas raízes estiverem aparecendo, você precisa de um vaso maior.

canteiro de flores

3º Passo: Canteiro de flores
Controle as pestes. Flores ao ar livre são o prato favorito de insetos e da vida selvagem em geral. Trate suas flores ou construa uma estufa móvel para mantê-las crescendo seguras e felizes.

Proteja-as do sol. Algumas flores precisam de sol constante outras precisam de sol parcial ou ainda podem ficar totalmente na sombra. Utilize toda a sua casa para providenciar essas necessidades – use o lado mais ensolarado para as flores que precisam de sol e o lado mais escuro para as que necessitam de sombra.

Cuidado com ervas daninha. As ervas daninhas vão retirar os nutrientes destinados as suas flores, impedindo que elas atinjam seu potencial máximo. Você já sabia disso. Mas o que você não deve estar fazendo é ficar alerta frequentemente. Se você puder aparar as ervas daninha todo dia ou ainda uma vez a cada dois dias, é o ideal. Não fique somente removendo uma ou duas ervas de vez em quando. Remova todas.

Apare, corte e pode. Remova os botões que começaram a murchar, apare as flores indesejáveis antes que elas desabrochem e retire as hastes mortas ou muito grandes. Isso ajudará suas plantas a manter o crescimento nos botões que você escolher.

Escolha o melhor período para o plantio e para mudanças de local. É bom poupar suas plantas dos riscos ligados a geadas. Escolha um período para o plantio que não esteja muito quente nem muito frio. Elas são sensíveis e geralmente não sobrevivem ao choque!

Saiba quando aparar as plantas. Algumas plantas florescem melhor se você podá-las ou apará-las em períodos específicos do ano. Um exemplo são flores e arbustos que desabrocham no verão e se beneficiam de podas durante o inverno. Examine os tipos específicos de plantas que você possui.

Fique de olho no solo. Plante as rosas em um solo adequado com bastante compostos para nutrição, adubo, água e espaço livre para a planta crescer. Você também deve prestar atenção ao pH. Verifique qual pH é recomendado para as flores que você esta plantando e prepare o solo de forma adequada.

Misture flores que precisam de muitos cuidados com plantas que precisem de poucos. Se você possui um jardim que requer muitos cuidados (pestes, poda, luminosidade) nenhuma de suas flores especiais vão receber a atenção que elas realmente precisam. Misture flores que você não precise prestar muita atenção com aquelas que precisam de mais cuidados para garantir que todas as suas flores atinjam seu potencial máximo.

Regue as flores regularmente. É importante atingir um equilíbrio na quantidade de água correta – não coloque água demais, pois as flores podem apodrecer. Não coloque pouca água ou elas não absorveram o suficiente e murcharão e morrerão. É muito importante saber as necessidades do seu tipo de flor.

Dicas
A melhor maneira de manter animais longe é construindo uma cerca ao redor das flores. Não precisa ser muito grande, cercas para canteiros são encontradas em muitas lojas de jardinagem.

Regue as flores regularmente e saiba as necessidades da flor que quer plantar. Proteja as flores de bolas e animais, pois se os canteiros forem destruídos você vai ter que recomeçar tudo de novo.

espinho-de-rosa-12iiiiiiiii

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post