Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




AMETISTA 1

Nome popular: Ametista
Nome científico (espécie): Plectranthus
Família: Lamiaceae
Origem: Planta originária da África do Sul.
Luminosidade: Plena

A ametista (Plectranthus lamiaceae), é uma planta de origem africana, é uma das mais novas espécies adaptadas ao nosso clima.  Planta de cultivo fácil. Pode ser plantada em vaso ou no solo, floresce praticamente o ano todo – e no curto intervalo entre as florações, suas folhagens permanecem intactas -, suporta vento, é indicada para varandas e alcança, no máximo, 50 cm de altura.

Ela não requer muitos cuidados, somente regas diárias. Fica bem ao sol ou à meia sombra. Após a floração, suas hastes devem ser podadas e transplantadas para o jardim ou para um vaso maior.
Uma vez a cada quinze dias necessita de adubação com nutrientes

Além da cor, a flor apresenta como característica a alta durabilidade de suas folhagens. Para quem mora em apartamento e não pode manter uma grande quantidade de flores na sacada, devido ao desgaste causado pela ação do vento, a Ametista é uma excelente opção. Não requer muitos cuidados diários e necessita de sol ou meia sombra, pela manhã ou na parte da tarde, assim como a rega.

BLUEBIRDS

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



10 Responses

  1. OI Boa noite!
    fiquei com uma dúvida, quando vc fala haste equivale a planta toda, ou só a haste(parte de cima)q a flor caiu?…obrigado, Márcia

  2. #2
    Cleuza Simas 
    Sunday, 26. June 2011

    Quanto ao modo de cuidar da ametista, foi dito que depois da floração, deve-se poda-la e muda-la de lugar, etc…
    Eu podei-as, isto é , cortei as pontas dos galhos mas para meu espanto, não mais cresceu nem floriu.
    Gostaria de saber se não seria melhor, separar as ramas e replantá-las, pois plantei um galinho e ele pegou rápido e logo floriu.

  3. #3
    Betha Benz 
    Tuesday, 1. November 2011

    Olá! Fico feliz em saber de algumas dicas para o cultivo dessa planta maravilhosa. Tenho um exemplar há algum tempo. Sei que ela é bem resistente. Só que,de uns tempos prá cá ela está com manchas amareladas e meio irrugadinha. O que será? Falta de nutrientes ou praga. Na verdade não adubava pois li que, não precisava de maiores culdados por ser uma planta rústica e de fácil cultivo. Desde já agradeço qualquer informação.

  4. #4
    solange neves 
    Thursday, 5. July 2012

    Oi Boa Noite/dia!

    Minha duvida é a mesma da Marcia, o que seria haste ? devo lascar o galhinho todo para replantar ou cortar com tesoura para que a planta não sinta tanto??? obrigado beijos…

  5. Encontrei umas lagartas verdinhas que estão acabando com minha ametista. Como cuidar disso?
    grata pela atenção.
    Roseli

  6. #6
    Maria Aparecida Carneiro e Silva Vieira 
    Wednesday, 17. April 2013

    A MESMA DÚVIDA; QUANDO PARAR DE FLoriR COMO CORTAR O GALHINHO, DEVO REPLANTAR??

  7. #7
    Maria Teresa 
    Monday, 6. May 2013

    Bom dia!
    Gostei das dicas sobre o cultiva da Ametista, mas a minha tem florido direto
    mas a florada é de coloração clara não roxinho escura, porque?

  8. #8
    elisabete 
    Wednesday, 15. May 2013

    Obrigada querida Sonia pelo seu blog maravilhoso q ajuda a tantos apesar de todos os esclarecimentos sob a ametista se não for cansar demais sua beleza vc podia postar como preparar o novo vaso p o replante ñ sei se estou confundindo pois ganhei 1 vaso dia das mães a minha tem um suave perfume parece o da alfavaca sera a mesma planta? mil bjos p vc e todas q amam nosso blog hô só q atrevimento é prq me sinto ao seu lado qnd venho aqui atras de socorro p o jardim t logo

  9. Obrigada, Valeu. Tenho dois pés ,e elas sempre estão lindas e floridas. Sou APAIXONADA por plantas, moro em casa e cuido muito de todas. Amei vcs. A minha pergunta. Que fertilizante liquido poderia comprar para usar nesta plantinha na minha Ametista, ou eu outras. Um forte abraço valeu beijos

  10. Sobre o post Maravilhoso, perfeito ,para mim foi sem duvidas muito bom
    Que ajuda. Muito grata que Deus abençoe toda equipe

Comente sobre o post