Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Adonis Vermelha – (Adonis aestivalis)
Família:
Ranunculaceae
Nome Populares: Olho-de-faisão
Ciclo de Vida: Anual

Planta rústica, de fácil cultivo, produz belas flores num tom vermelho vivo. Nativa da Europa, a Adonis aestivalis ou Adonis Vermelha acabou se espalhando também pelas Américas e norte da África.

Trata-se de uma planta anual, que alcança em média de 30 a 50 cm de altura. No verão, produz flores com aparência delicada, na cor vermelha, que lembram bastante sua parente próxima – a anêmona – também da Família das Ranunculáceas.
A adonis vermelha necessita de muita luminosidade para florescer em abundância. O Ideal é garantir pelo menos 4 horas de sol por dia. Quanto ao solo, recomenda-se que a mistura contenha um pouco de areia, para que apresente boa drenagem. A planta requer solo úmido, mas sem encharcamento. O cultivo por meio de sementes é fácil e relativamente rápido.

Curiosidade:
Em alguns locais, a adonis vermelha é considerada uma planta medicinal, além de ornamental. Embora as flores sejam usadas popularmente como laxante, diurético e cardiotônico, recomenda-se muita cautela com o uso, pois há relatos que atestam a presença de princípios tóxicos que, mesmo em quantidades pequenas, podem trazer algum desconforto. Além disso, sabe-se que a planta é famosa por ser venenosa para cavalos.

28

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post