Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




curcuma-longa

O açafrão-da-terra, conhecido também como curcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, é uma planta herbácea é originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores. É uma especiaria extraída da Curcuma longa, uma planta da família do gengibre (Zingiberaceae), nativa da Ásia (Índia e Indonésia). É o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry). Sua característica principal é como digestivo e ativador da função hepática.

O nome do gênero, Curcuma, é uma palavra de origem árabe, “kurkum”, que significa Açafrão, em referência a cor da Curcuma. O nome da espécie Turmeric, significa em latim “Medieval”. Na Índia se atribui a uma mulher com pele adorável e aveludada o consumo de Curcuma longa.

Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

A Planta
É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais.

É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Usos na culinária
Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.

florzia

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. gotei muito dessa pagina sobre assafrão parabens;

  2. #2
    Alejandro Benavides 
    Saturday, 28. May 2011

    Olá, mais que um comentário, gostaria uma ajuda… Vi na informação que é uma planta dificil de ser destruida, mesmo uma baixa temperatura (inferior a 10 ºC), pode corta o ciclo dela, mais não destroi ela? Se puder me responder, ficarei grato.

Comente sobre o post