Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azulzinhaflor

Ninguém dá nada para uma azulzinha solitária. Planta rústica tipicamente brasileira, sua flor tem o miolo branco e as folhas pequenas e ovaladas, são cobertas por uma fina penugem branca, conferindo-lhe um aspecto levemente aveludado.

Mas em “bando” elas enchem de charme canteiros e vasos de plantas maiores. Quando semeadas na base de arvorezinhas ou fazendo um maciço em canteiros, ajudam a manter a umidade da terra. E florescem praticamente o ano inteiro. Como se não bastasse, a azulzinha ainda é super fácil de cultivar.

Basta escolher um local a pleno sol ou que receba sol pelo menos umas 4 horas por dia. Prepare o solo com uma parte de terra vegetal, uma de areia e outra de composto orgânico (também pode ser húmus de minhoca ou esterco bem curtido, mas nunca os três ao mesmo tempo).

Evolvulus-glomeratus-02

Regue as mudas diariamente, nos primeiros dias e, depois, uma vez a cada dois dias, tomando o cuidado de não deixar o solo encharcar, o que poderia causar o apodrecimento das raízes ou atrair fungos e bactérias. As regas com jatos devem ser suaves para não machucar as flores.

Como os galhos se tornam lenhosos com o tempo, você poderá retirar estacas para fazer mudas quando fizer a poda anual, para remoção de galhos doentes, velhos ou mal formados.

Corte a ponta das estacas na diagonal e enterre numa mistura idêntica à usada para o plantio da azulzinha, mantendo a terra úmida e as mudas em local arejado. Logo elas terão soltado folhas e poderão ser transplantadas para o local definitivo.

Para quem mora litoral não há opção mais prática de forração, já que, além de gostar de clima quente e úmido, a azulzinha tolera bem os solos salinos das cidades de praia. As únicas coisas que essa espécie não curte são geadas e pisoteio.

Para garantir maiores floradas, aplicar adubo líquido NPK 4-14-8.

Multiplica-se por estacas cortadas no final do inverno e deixadas enraizar preferencialmente em locais protegidos ou dividindo as plantas mais velhas em mudas. Deixar um espaçamento de 15 cm entre plantas.

54

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post