Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




manchas-foliares2
Excesso de Enxofre -
As folhas mais novas apresentam clorose (cor verde clara) e eventualmente podem apresentar uma coloração adicional (laranja, vermelho, roxo), necrose e desfolhamento; folhas pequenas; redução no florescimento, enrolamento nas margens das folhas; internódios curtos (OBS: excesso de Enxofre (S) pode ocasionar clorose internerval).

Excesso de Boro - Folhas pequenas com clorose internerval ou sem clorose, podendo apresentar deformações; folhas mais grossas que o normal e quebradiças, com nervuras suberificadas (com aspecto de cortiça) e salientes, as vezes com tons vermelhos ou roxos; morte do meristema apical da gema em desenvolvimento, raízes com pontas engrossadas e depois necróticas e ramificadas; pode ocorrer ausência de florescimento (OBS: excesso de boro (B) pode ocasionar a queima das margens das folhas, onde há acúmulo desse nutriente).

Herança genética
Labiatas e warneris quando advindas de plantas de flores rubras e as híbridas chamadas “sardentinhas” possuem tendência de folhas e bulbos ficarem avermelhados.

Outra possível causa: temperaturas mais baixas, que só acontece com as plantas pintadinhas. O desenvolvimento delas é normal. Somente as folhas, bulbos e até as flores ficam com essa cor de sangue. Não é queimadura de sol e só acontece no inverno. Segundo opiniões poderá ser deficiência de Magnésio do que certas planas sentem maior necessidade nesse tempo em locais de frio mais intenso.

Influência do habitat
Vez por outra encontrados em populações de labiatas, como vez por outra são encontradas plantas com coloração avermelhada, principalmente nas que vegetam como ripícolas ou sobre pedras e em meio a detritos. Por exemplo, pode haver por algum motivo alguma precipitação de minério de ferro, e isto já seria com certeza motivo para alterar a coloração de folhas e bulbos.

Encarquilhamento de folhas
A partir de ataques de pulgões ou outros insetos na fase de broto que cresce deformado por aprofundamento das nervuras. Ocorre isoladamente sem apresentar a cor avermelhada ao mesmo tempo nas folhas e bulbos.

fertilizar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post