Um jardim dentro de um vidro - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




terrario_city_sage

Na montagem desses pequenos jardins dentro de um garrafão, você pode usar as dicas para todo tipo de vidro e os que tem a abertura maior são ainda mais fáceis de fazer.

Antes de começar lembre-se que mesmo escolhendo espécies que não ganham tamanho, não se deve encher os vidros com muitas plantas, pois mesmo sendo de espécies pequenas, elas crescerão. Um garrafão ou um aquário grande abriga muito bem até seis tipos de plantas, já um vidro pequeno deve conter no máximo duas. Afinal quantidade não significa mais beleza, então sem exageros.

Para montar e cuidar de um jardim num terrário, algumas ferramentas ajudam muito, especialmente quando os gargalos são estreitos e os vidros muito grandes. Então precisamos começar a organizar esses instrumentros.

ferramentas
As ferramentas podem ser improvisadas a partir de velhas colheres e garfos, arames flexíveis e pausinhos diversos.

A colher ou um garfo amarrado no espetinho são uma pá. Para comprimir a terra depois que plantar as mudas use uma rolha no espetinho;
Um arame com a ponta encurvada ajuda a introduzir as mudas no lugar certo;
A gilete e a agulha presas no espetinho com arame, ajudam a cortar e retirar do vidro as folhas murchas;
E se for preciso limpar o vidro por dentro ou as folhas das plantas, use a esponja e o pincel, presos também no espetinho;
Dois palitos de madeira ajudam a manipular as mudas e a ajeitar dentro do vidro.

Vamos ver isso na prática
Para garantir a saúde do seu terrário comece lavando muito bem o vidro com detergente e enxaguando com água e desinfetante. Isso mata algum fungo que possa estar presente no vidro. Enxágue e deixe secar.

- Usando um funil de papel firme, derrame uma camada de 2 a 5 cm de cascalho no fundo do vidro. Cubra o cascalho com carvão de lenha para o composto não ficar ácido. Depois coloque uma camada entre 8 a 13 cm de composto.

- Decida a posição das plantas e com a colher abra um furo para cada uma. Usando o arame de ponta curva coloque a primeira muda.
1 – O composto de turfa é o indicado para os terrários e deve estar bem seco no momento da montagem para não grudar no vidro.
2 – Mudas altas devem ficar no centro do garrafão, mas comece a plantar as mudas pelas bordas, para ficar mais fácil.
3 – Se a sua muda tem uma estrutura de folhas abertas, enrole-a num papel para introduzir no garrafão sem machucá-la.

- Com as duas hastes de madeira retire o papel e endireite delicadamente a muda colocando as raízes no buraco que você abriu.

- Com o espetinho de rolha, comprima o composto em torno das raízes.

- Continue plantando suas mudas repetindo os cuidados. Vá observando a composição do conjunto enquanto planta.

- Quando terminar regue o composto levemente com ajuda de um vaporizador e feche a garrafa.

Se a água começar a condensar demais nas paredes do vidro, destampe por um dia para que a água evapore. E se, ao contrário, não houver nenhuma condensação, significa que você economizou demais na água. Abra o garrafão e vaporize novamente.

Depois de algum tempo você terá um jardim tropical rico de detalhes. Se as plantas cresceram demais, troque-as para que o conjunto continue com a harmonia de um pequeno jardim.

jarrinha_de_flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    sonia cristina fortes 
    Wednesday, 8. February 2012

    ola amiga! eu gostaria de saber direitinho quais as plantas que podem ser plantadas em vasos de vidro. se nao for pedir demais quero saber o porque que minhas bromélias e orquideas nao flrecem mais. que tipo de adubo devo usar obrigada.

  2. #2
    renata kott 
    Tuesday, 22. October 2013

    Adorei, sou florista á 15 anos.vou fazer para vender.pode ser com suculentas, orquideas, tem uma variedade grande. abraço! e boa sorte!!!
    muito obrigada!

Comente sobre o post