Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Treliça

Aprenda a fazer uma treliça de bambu para conduzir trepadeiras. As treliças são ótimas para conduzir trepadeiras.
Você pode adquirir uma pronta em lojas ou fazê-las em casa seguindo as instruções desse passo a passo.
É só comprar alguns bambus, corda de náilon e fazer amarrações corretamente. Essa treliça mede 80 cm x 1 m e pode ser usada apoiada na parede ou como se fosse uma cerca.

Material necessário

material

(1) sete bambus de 2,5 cm de diâmetro e 1 m de comprimento;
(2) oito bambus de 2,5 cm de diâmetro e 80 cm de comprimento;
(3) trena:
(4) estilete;
(5) corda de náilon.

Passo a passo em detalhes

passo1
1 – Coloque os bambus de 80 cm um ao lado do outro na vertical. Ponha os bambus de 1 m sobre eles na horizontal, a 10 cm de cada uma das extremidades;

passo2

2 – Para que o espaço entre os bambus na vertical seja uniforme, use a trena para medir intervalos de 10 cm. Amarre todos os bambus seguindo a demonstração de nº 5;

passo 3

3) Coloque um bambu de 1 m na outra extremidade dos bambus enfileirdas e repita a amaração. A estrutura da treliça está pronta;

passo 4

4 – Meça 10 cm a partir do primeiro bambu na horizontal e coloque um outro bambu paralelo a ele. Amarre-o, só que dessa vez prenda-o alternadament nos bambus do vertical;

passo5

5 – Repita o procedimento para prender os outros bambus, sempre alternando as amarrações. Para finalizar, corte alternadamente as amarrações  dos dois primeiros bambus.

passo6

6 – A treliça pronta fica assim, com amarrações discretas em forma de “X”.

Os detalhes da amarração:
Para que a treliça fique firme , é preciso fazer duas amarrações em cada uma das junções de bambu. A seguir estão as instruções de como fazer uma delas. Depois é só repetir o procedimento  na outra diagonal dos bambus para que, juntas, as duas amarrações formem um “X”.

treliça 1

Corte 50 cm de corda de náilon e dê um nó em uma das extremidades (1). Passe a corda sob os bambus que serão amarrados (2) e faça um laço na parte da corda em que está o nó (3). Passe a outra ponta da corda por dentro do laço (4) e puxe (5).

treliça2
Passe a ponta livre da corda entre o bambu e a amarração (6). Um arco se formará. Passe a ponta livre da corda  por dentro dele, de trás para frente (7). Aperte bem o nó (8) e corte a corda restante com o estilete(9). Repita o processo na outra diagonal dos bambus para fazer a segunda amarração (10).

flores-lilás

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. gostaria de saber onde posso comprar bambu em sao paulo…
    agradeco a atencao.

    Obrigada

    Luciane Gomes.

  2. Olá! Amei essa matéria e aproveito para perguntar se você sabe aonde vende bambu em SP.
    Abraços,
    Telma

  3. Otima ideia, vou fazer em casa, muito obrigada.

  4. #4
    Idinha -Araraquara 
    Tuesday, 17. May 2011

    Ola , adoro seu syte ,muito util e simples nas explicaçoes .
    Jah montei a minha treliça , soh tenho uma duvida : o meu bambu ainda estah verde , como faço p/ deixa-lo clarinho .Bjussss e obrigada

  5. #5
    jonatas 
    Friday, 3. August 2012

    ola, nao sei se ja acharam bambu mas provavelmente poderiam achar na ceagesp é vendido por maço ou pacote, quanto ao babu verde idinha vc teria que fazer a queima do mesmo no fogo o processo é simples vai passando no fogo ate chegar na cor caramelo se vc mora em residencia faça uma fogueira e vai assando espero ter sido util nas respostas.

Comente sobre o post