Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




antúrios

Quando os antúrios começam a expor as raízes é porque já está na hora de replantá-los.
O replantio é feito preferencialmente a cada dois anos. Se você morar em alguma região em que o inverno seja frio e úmido (sudeste e sul do Brasil), deixe para replantar ao final do inverno ou início de primavera, pois agora as plantas entram em dormência e quando cortadas ficam mais suscetíveis a doenças fúngicas. Os antúrios são fáceis de se multiplicar. Você pode dividir as touceiras ou fazer estacas dos caules.
Aproveite a ocasião do replantio para repor a matéria orgânica dos canteiros. Acrescente terra vegetal, húmus de minhoca, torta de mamona, farinha de ossos e outros fertilizantes orgânicos.

Corte o excesso de folhas e raízes de uma planta alta e feia e plante-a em um vaso maior, afundando o caule, de forma que ele pareça uma planta “nova”. Assim ela será forçada a produzir novas raízes no caule antigo, que ficará sob a terra, que a deixarão mais bonita e vigorosa.

Se o caule for muito longo e grosso. Corte em estacas de 20 cm e plante separadamente. Cada estaca vai dar origem a um novo antúrio.

Os antúrios não devem ser podados. O máximo recomendável é a remoção das folhas mortas e doentes.
As flores dos antúrios são muito duráveis e apropriadas para o corte, prestando-se para a confecção de belos arranjos florais, como ikebanas. Corte as flores sempre que quiser, não há uma época específica e o corte não faz mal às plantas, pelo contrário.
Corte a haste floral próximo à sua inserção, sempre com cortes diagonais (em bisel), evitando assim que a água acumule sobre o local do corte e favoreça apodrecimentos.
Utilize sempre tesouras bem afiadas e limpas.
Cuidado para não cortar flores de plantas doentes e depois usar a tesoura contaminada em plantas sadias. Assim você corre o risco de disseminar a doença entre os antúrios.

Depois que as flores forem cortadas, coloque-as na sombra para hidratar por 30 minutos em um balde com água fresca.
Pronto, elas já estarão prontas para serem usadas em criativos arranjos florais.
Coloque-as em vasos com água limpa ou espete-as em espuma floral hidratada para que durem mais. Em vasos com água, corte as hastes todos os dias e troque a água do arranjo.

buque-de-rosas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post