Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




O reenvasamento é necessário para revitalizar e obter novas florações, aliado às regas adequadas e regulares e ao ambiente exigido pelas planta: sol, ou sombra, ou meia-sombra; e, se planta de interior: junto a janela com sol, ou em local de muita claridade sombreada e arejada (ventilada), ou  normal, ou pouca.

* – Para sua planta em vaso repetir floradas bonitas e abundantes e/ou continuar crescendo saudavelmente, é necessário mantê-la com saúde, nutrida (adubada) e, se necessário, periodicamente trocar o substrato (terra mistura que é colocada no vaso); processo também chamado de replante ou transplante, quando feito para outro local (vaso, floreira, jardim).
* – Troque para um vaso (recipiente) maior se for planta arbustiva em crescimento. Quanto maior o espaço para enraizamento, maior ficará a planta em folhagem (copada) e em altura.
* – Remova hastes de flores e folhas vencidas. Poda de galhos e ramagens são recomendados no desbaste da planta no replantio, como também, são úteis na formação da sua copagem e no formato desejado.
* – Para soltar, retirar a planta do vaso, proceda como se retirasse pedrinhas de gelo da forma de gelo, acolhendo o tronco/haste/ramos da planta entre os dedos de uma mão ao aparar o torrão, na virada do pote (vaso) pela outra mão.
* – Cuide para não desmanchar o torrão, desenraizando a planta, evitando necessidade de novo enraizamento, que nem sempre ocorrerá.
* – Com os dedos, faca, canivete ou espátula, retire terra cuidadosamente, diminuindo o torrão entre as raízes, sem contudo desintegrá-lo.
* – Ao colocar o novo substrato (terra mistura) no vaso, cubra antes o orifício no fundo do vaso com pedrinhas, cacos sólidos, permitindo o dreno para a saída do excesso de água da rega e reabsorção da água do pratinho.
* – As diferentes espécies de plantas requerem diferentes composições de elementos minerais, químicos e nutrientes no substrato (solo) adequado para o seu desenvolvimento; têm também, diferentes necessidades de umidade (rega), luminosidade (luz) e temperatura (clima).
* – Procure informar-se destas particularidades para melhor cuidar de suas flores e plantas envasadas, mantendo-as vivas e bonitas por mais tempo.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post