Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




planta

As principais partes de planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. A seguir detalheramos cada uma das partes da planta:

Raiz
Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como “dispensa”, guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água)ou aéreas(nem na terra, nem dentro da água).

Caule
É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entre-nós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.

Folhas
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.

Flor
Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários. Quando uma planta “dá flor”, está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia à esta atividade.

Fruto
É o ovário fecundado que incumbe-se de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior. Homens e animais que se alimentam dele, transportam sementes para outros locais, ampliando a proliferação das espécies.

Sementes
Possuem reservas de alimento, para possibilitar que a planta germine e cresça até ter folhas e poder realizar a fotossíntese. Para brotar, algumas dividem-se em duas, como o feijão e a soja, outras se mantém inteiras, como o milho e o arroz. Sua função é de preservar a espécie, através da multiplicação seminal. Ligadas entre si, todas as partes da planta trabalham em um sincronismo perfeito. Assim, procure tratá-las com o devido cuidado, garantindo a vitalidade e o bom desenvolvimento de sua planta.

barrinha-de-borboletinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



14 Responses

  1. #1
    guilherme 
    Monday, 27. February 2012

    gracas a vcs to livre do trabalho

  2. #2
    Mariana 
    Sunday, 5. August 2012

    Muito obg, ajudou muito, em um trabalho escolar que fiz!

  3. Achei muito boas as explicações acima. Estão acessíveis aos alunos. Parabéns!!!

  4. achei super interessante, me ajdou muito!!!
    gracias

  5. #5
    violetta 
    Monday, 15. October 2012

    Muito legal.Me ajudou muito na minha pesquisa…

  6. Muito bom.Parabens pelo site…

  7. #7
    Daniela silva 
    Sunday, 11. November 2012

    me ajudou muito no meu trabalho de ciencias

  8. me ajudou na prova de ciencias

  9. #9
    Felipe 
    Tuesday, 4. June 2013

    gente muito obrigado me ajudou num trabalho da escola,valeu!!!

  10. Parabéns, me ajudou muito com a revisão de ciências!!!

  11. Ah amei o site me ajudou mto com um trabalho ‘_’

  12. Muito obrigada, me ajudou muito

  13. #13
    fernanda marielly 
    Wednesday, 25. September 2013

    achei interessante e me ajudou muito o conteúdo deste site

  14. #14
    Carly Schimitt 
    Wednesday, 20. November 2013

    Muito Bom adorei, com certeza vai me ajudar muito amanhã na prova de Ciências….
    Att: Carly.

Comente sobre o post