Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




O jardineiro imaginativo consegue sempre tirar partido das variadíssimas formas e dimensões das plantas de interior. Com efeito, é precisamente essa variedade que proporciona arranjos harmoniosos. Uma plantas baixa que se desenvolve para os lados, por exemplo, ganha em estatura quando plantada por baixo de um espécime rígido e ereto, atenuando ao mesmo tempo a forma a planta mais alta. Há seis tipos básicos de formas e a maioria das plantas de interior enquadra-se mais ou menos num deles. Uma planta pode crescer formando uma roseta densa; pode assemelhar-se a um arbusto; pode ser ereta, crescendo praticamente na vertical; pode ser graminiforme, arboriforme, rastejante, trepadeira, etc

Forma de roseta – aspecto de uma plantas que se desenvolve em roseta é um aglomerado mais ou menos circular de folhas que irradiam de um ponto de crescimento central. Muitas plantas de pequenas dimensões – as saintpaulias e algumas sinínguias, por exemplo – formam rosetas baixas que emergem diretamente do colo da planta e que combinam bem com plantas graminiformes, arbustiformes ou trepadeiras.

Arbustiforme - as plantas arbustiformes não apresentam um tronco único, mas ramificam-se desde a base, o que as torna quase tão largas como altas. Por este motivo, usam-se com mais frequência isoladas do que em conjuntos. Algumas, como os cóleos, necessitam de ser despontados periodicamente para provocar uma ramificação vigorosa e compacta. Outras plantas há que se ramificam espontaneamente.

Graminiforme - a característica principal das verdadeiras gramíneas são os caules finos mas resistentes envolvidos por folhas estreitas e pontiagudas. Há contudo plantas de interior que se lhes assemelham e que são muitos apreciadas, porque contrastam graciosamente na textura e contornos com todas as outras plantas de folhagem. As plantas graminiformes podem ser erectas, arqueadas ou mesmo rastejantes. O ácoro, por exemplo, forma um maciço de folhas lineares e longas e, tal como o clorófito, torna mais atraente em arranjo de plantas.

Ereta – as plantas que formam roseta e as arbustiformes têm tendência para crescer mais em largura do que em altura. Em contrapartida, há numerosas espécies que se desenvolvem mais no sentido vertical que no horizontal. Estas plantas erectas são frequentemente constituídas por caules não lenhosos que apresentam folhas em toda a sua extensão. Algumas espécies têm um único caule, outras possuem vários. No entanto, nem todas as plantas erectas têm caules e folhas. A Sansevieria trifasciata, por exemplo, é acaule e as suas folhas pontiagudas erguem-se na vertical. As plantas erectas contrastam admiravelmente bem com rosetas e plantas rastejantes.

Arboriforme - uma árvore típica tem um único tronco erecto coroado de ramos e folhas. Numerosas plantas que crescem em vasos tornar-se-iam árvores se lhes fosse permitido desenvolver-se livremente. A Ficus benjamina, por exemplo, atinge 6m de altura no seu habitat natural. Como planta de interior raramente excede 1,80m de altura, mas o seu aspecto é o se uma árvore. Embora apenas um pequeno número de plantas arbóreas atinja a maturidade em vasos, encontram-se com frequência várias espécies arboriformes entre as plantas de interior.

Forma trepadeira e rastejanteas plantas trepadeiras crescem normalmente em qualquer direcção onde encontrem algo a que se possam agarrar. As trepadeiras desenvolvem-se rapidamente e são fáceis de cultivar em interior, mas necessitam no entanto de suportes, quer sejam eles grades, estacas, tutores de musgo ou simplesmente um fio. Existem porém numerosas trepadeiras que se desenvolvem igualmente bem como rastejantes. Também muitas plantas, por natureza rastejantes, podem ser educadas como trepadeiras. Todas estas plantas têm como característica comum um caule demasiado débil para, sem apoio, conseguir crescer na vertical. Algumas trepadeiras como a Cissus artarctica apresentam gavinhas por meio das quais se fixam aos tutores. As trepadeiras menos vigorosas combinam bem com grupos pequenos ou médios de rosetas e plantas arbustiformes. As plantas naturalmente rastejantes como as zebrinas e os asparagus devem ser colocadas numa posição elevada para que se possa tirar o máximo efeito das suas formas em cascata.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post