Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://www.focinhoecompanhia.com.br/site/arquivos2/VASO%20XAXIM%20FIBRA%20DE%20COCO%20P.JPG

A parede conquistou, definitivamente, o posto de mais um local para ter verde. Dentro ou fora de casa, um jardim vertical faz toda a diferença. Ele dá movimento, colore e, de quebra, minimiza a dureza da parede. Acho que muita gente já se convenceu disto.

A pergunta que não quer calar é como pendurar as plantas na parede. Sei que muitos têm xaxim em casa. Neste caso – ressalto, somente neste caso –, ele pode ser reaproveitado na parede. O xaxim está em extinção, por isso não deve ser comprado para não estimular ainda mais a subtração de seu hábitat.

A fibra de coco surgiu como alternativa. É um material ecologicamente viável, usado para desenvolver vasos, cuias, painéis, placas, tutores, entre outros artigos de jardinagem. Já ouvi reclamações de que a fibra de coco não tem o mesmo desempenho do xaxim. A diferença fundamental é a retenção de água. O xaxim é naturalmente úmido, enquanto a fibra de coco tende a sugar a água da planta que ela hospeda.

Driblar este probleminha é simples: as regas devem ser feitas tanto na fibra de coco como na planta.

Para quem tem dúvidas, os vasos de barro continuam sendo uma opção bem-vinda, principalmente para orquídeas. Não tenho uma preferência, porque acho que o importante na escolha é gostar do material e do visual que ele proporcionará ao ambiente. O certo é que, no fim, a planta roubará a cena.

abelinha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Anonymous 
    Monday, 11. May 2009

    parabéns pelo blog.Aqui vai um esclarecimento sobre fibra de coco. Voce sabia que o COQUIM, foi o primeiro vaso de fibra de coco do Basil, e que somente apó o seu surgimento em 1996, é que o Xaxim, passou a ser preservado na Mata Atlantica, do corte indiscriminado que estava sujeito.
    O COQUIM através de muita pesquisa e tecnologia, se mostrou o substituto ideal do xaxim, uma vez que diversificados tipos de planta desenvolvem-se livres e saudáveis. Há que se tomar cuidado com produtos que utilizam resinas tóxicas, tornando os produtos duros e impedem o desenvolvimento das plantas.

Comente sobre o post