Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Os cuidados com a manutenção das plantas cultivadas em vasos, em ambientes internos sem a presença do sol ou daqueles que são cultivados a meia-sombra.

1. Usando um pouco de conhecimento fito sanitário, ou seja, cuidados básicos com a higienização, adubação, controle de quantidade de água, o restante usar das nossas intuições. Tenha certeza você vai cuidar destes seres vivos tão bem como qualquer outro profissional.
Lembre-se as plantas quando fora de seu habitat natural, não tem as mesmas vantagens, que na mata, nos bosques, nos pântanos, nas florestas, etc.
Por isso temos que substituir o mínimo para elas, em troca dando-lhes as atenções a seguir:

2. Regas: No inverno deverá ser moderada, duas vezes por semana.
A quantidade de água por rega depende muito das estações do ano, dos dias mais quentes, dos dias mais frios, etc. Nesse caso o certo é usarmos da nossa intuição sabendo que; não devemos encharcar demasiadamente a terra, nem tão pouco deixar secar demais.

Sintetizando: O normal é deixarmos a terra úmida, não há uma rega certa, 1,2,3 litros de água por rega, pois, a quantidade de água vai depender do tamanho do vaso, do local onde a planta esta, e das estações do ano. Um teste prático, é tocar na terra do vaso, sentindo-a úmida, não é necessário regar. Quase todas as plantas gostam de local úmido, geralmente nos ambientes internos o local é muito seco, para as plantas seria conveniente que a cada três dias fossem pulverizadas com água, na temperatura ambiente sobre a planta, nos horários; 08:00h AM ou 07:00h PM pois nesses horários evitamos choque térmico causando a queima das folhas, se possível usar água mineral ou de poço, pois a nossa água tratada contém, minerais nocivos as plantas.

3. Quanto a higienização há o óleo Brilha Folha, para que a planta fique sempre limpa, é necessário pulverizar esse produto a cada 30 dias.

Como usar? Diluir uma tampa em um litro de água , dando assim um banho completo na planta. A aplicação desse óleo evitará o aparecimento de pragas, como: ácaros, cochonilhas, pulgões, poluição, bactérias, fungos e até viroses…

4. Os cuidados acima são para quaisquer plantas em vasos, há uma diferença:
Quando são plantas que estão nos vasos e quando são sobreposta ou enraizadas, no palito de xaxim; como as jibóias, os filodendros, os sindapses, os caras de cavalo etc. Plantas, essas que precisarão ser regadas tanto na terra como no palito, onde as mesmas estão retirando tanto água como nutrientes. Essas plantas, para um bom desenvolvimento é necessário que, façamos uma adubação, nos meses de inverno a cada trinta dias. Nos meses subsequentes a cada 15 dias; com adubos Foliar raiz (usar as instruções do produtor para as demais plantas em vasos), poderão ser adubadas com adubos químicos N.P.K 10-10-10 = Nitrôgeneo, Fósforo e Potássio. Ou mesmo outros mais lentos como os orgânicos: Torta de mamona, farinha de osso ou Húmus de minhoca, são esses os principais adubos orgânicos mais usados em plantas ornamentais.

Obs.: As árvores da felicidade não toleram adubos químicos, quando adubá-las usar farinha de osso e torta de mamona, as duas juntas, duas colheres de sopa cada uma, para cada vaso, 3 vezes ao ano ou bimestral. Tomar muito cuida o quando for fazer as adubações, pois quando usado além do que está escrito no rótulo do produto pode matar a planta;

Resumindo: O excesso de água e adubos definha a planta e a falta deles deixa também a planta com aspecto de raquitismo; feio.

Obs.: Quanto a planta não está se desenvolvendo bem naquele local, um dos fatores são;
- Falta de luminosidade;
- Correntes de ar muito quente;
- Local abafado;

No caso do local, se não for possível receber luminosidade solar, deve receber pelo menos luminosidade artificial por no mínimo 12horas.
Quanto ao local de preferência próximo de janelas, vitrôs ou ambientes amplos e arejados.
Em ambientes com ar condicionado deixar a planta a uma distância de aproximadamente 3 à 4 metros, nunca próximo dele.

Para que serve a argila expandida e a manta bidim?
Quando plantamos nossos vasos usamos a argila expandida e a manta bidim no fundo do vaso porque?
Primeiro dará uma boa oxigenação para as raízes da planta, uma absorção de nutrientes pela planta, impede que a terra fique encharcada e evitará a perda dos macros e micros nutrientes pela erosão da água quando colocada em excesso no vaso.
E também evita que as raízes da planta feche o orifício do vaso. Por isso acontece o excesso de água no fundo do vaso causando portanto o apodrecimento das raízes, por fim a morte da planta.
São finalmente esses pequenos cuidados com as nossas plantas de interior e plantas em vasos.

Meditação: O resultado no desenvolvimento e na beleza das plantas, cultivadas, como ornamentação, dependerá muitíssimo das pessoas, que habitam, frequentam o mesmo espaço. Portanto, o sucesso de termos plantas como decoração, não é só cuidarmos delas dando-lhes água e adubos. Esses cuidados são essenciais, mais onde não há essa consciência superior, amor, carinho, compreensão o sucesso não será completo

jardin1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post