Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cactaceae_serre_massey

As perguntas são sempre as mesmas: como cuidar dos meus cactos? Quando devo regar? Cacto é de sol ou de sombra?

Para esclarecer as dúvidas, umas dicas básicas bem interessantes para saber cuidar dos cactos.

1 – Regas – Jamais encharque os cactos, isso é importantíssimo.
Durante o período de crescimentos, os cactos precisam de mais água do que no período de dormência.
Como regra geral, só deve ser regados quando o solo estiver seco da rega anterior. Tenha sempre certeza que os furos de drenagem não estão obstruídos.
Durante o período de dormência (inverno) as plantas devem ser regadas. Excesso de água causa danos as raizes. Em caso de dúvidas é mais seguro esperar alguns dias, tenha em mente que cacto em ambiente natural passam por longos períodos de secas e eles não são “projetados” para se desenvolverem em solos constantemente molhados.

2 – Luminosidade - Os cactos devem ser cultivados em um local iluminado.
A maioria dos cacto se desenvolvem melhor quando recebem pelo menos algumas horas de sol pleno por dia durante a época de crescimento.
Isso não quer dizer que eles não crescam em uma janela virada para o norte, mas se desenvolverão mais devagar e menores. Em todo caso, pode-se deixá-lo perto de uma janela.
Não espere que um cacto no meio da sala irá crescer de forma adequada. Cacto que não receber luz o suficiente, irá “estiolar”, irá enfraquecer ao se esticar em busca de luz e apresentará cores verde claro ou em casos extremos amarelo/branco.
A região “estiolada” é muito mais fina que o normal e será sempre visível mesmo após o cacto voltar a crescer em condições ideais. Não coloque mudas jovens expostas diretamente ao sol. Se elas se tornarem rosa/roxa estão recebendo muita luz.

3 – Fertilizante – Sempre utilize um fertilizante especial para cacto.
Fertilizantes líquidos podem ser usados borrifados somente na faze de crescimento ativo. Use um fertilizante com baixos níveis de nitrogênio como NPK na formulação 5-10-10 ou similar a cada 2-3 meses. Os fertilizantes para cactus disponíveis também servem desde que tenham baixos níveis de nitrogênio.

4 – Solo - Os cactos ocupam diversos ambientes, com grande variação no tipo de solo. Portanto, não existe um substrato ideal que atenda as necessidades de todas as espécies. Como regra geral podemos dizer que quase todos os cactos precisam de boa aeração e boa drenagem. Todo substrato tem, basicamente, dois componentes. Parte é de constituintes minerais – basicamente responsáveis pela aeração e drenagem – e parte orgânico – relacionado à nutrição das plantas.

Para cactos de regiões secas, seguem algumas sugestões de substratos:
a) Sugestão 1:
- 1 parte de substrato orgânico.
- 2 partes de substrato mineral.
- A cada litro/kg de terra, uma colher de farinha de osso.

b) Sugestão 2:
- 1 parte de terra vermelha ou de barranco.
- 1 parte de esterco de gado muito bem curtido ou húmus de minhoca. (preferencialmente).
- 1 parte de areia grossa de rio.
- 1 parte de carvão vegetal triturado.

c) Sugestão 3:
- 2 partes de carvão vegetal triturado.
- 3 partes de areia grossa.
- 2 partes de composto vegetal.
- 1 parte de cinza de fogueira.
- 2 partes de terra vermelha ou de barranco.
- 1 parte de substrato pronto comercial (vermiculita/terra vegetal/adubo químico).

d) Sugestão 4:
- 2 partes de areia grossa.
- 2 partes de terra.
- 1 parte de adubo orgânico.

Para cactos de regiões úmidas (epífitos).
Sugestão:
- 2 partes de fibra de coco ou cascas de árvores triturados.
- 1 parte de esterco de gado bem curtido ou húmus de minhoca.
- 1 parte de areia grossa.
- 1 parte de terra preta.

5) O vaso certo
Quando for trocar de vaso, troque por outro um pouco maior que o atual. Se o cacto vier sem um vaso, olhe o tamanho da “bola de raízes” (rootball) e use um vaso que seja cerca de 1 cm maior dos lados e o fundo.
Um vaso muito grande pode levar ao encharcamento do solo e irá danificar a raiz. Certifique-se sempre de haver furos no vaso para que ocorra a drenagem.
Se tiver de escolher entre vasos de plástico ou argila, considere que nos vasos de argila, você terá de regar duas vezes mais do que nos de plásticos. Para iniciantes, os potes de argilas são os mais indicados pois drenam o solo mais rápido evitando o encharcamento do mesmo. Sob condições de muito calor os vasos de argila podem se tornar inviável por secar muito rápido o solo.

6) Como regar seus cactos
Para se prevenir o surgimento de pontos na haste e nas raízes, as regas devem ser feitas preferencialmente por baixo do cacto. Coloque o vaso com o cacto em cima de uma tigela ou pote e adicione água na tigela. O solo irá absorver a água por baixo e manterá a haste seca.
Descarte a água que sobrar após alguns minutos (se sobrar). Em caso das plantas estarem a pleno sol e a rega for feita por cima, poderão ocorrem queimaduras, visto que as gotas atuam como mini-lentes concentrando os raios solares.

7) Fique atenta contra as pragas
A maioria dos insetos são brancos / cinzas, de cerca de 3 mm de largura. Plantas infectadas geralmente ficam cobertas com uma substância de aspecto viscoso que é deixada pelos insetos.
Pequenas infestações podem ser controladas sem o uso de pesticidas, simplesmente removendo a parte infectada com um estilete ou bisturi. Não recomendamos o uso de álcool no tratamento dessas plantas. Pode ser utilizado uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária patra 10 colheres de sopa de água. Borrife nas plantas, desde que elas não estejam ao sol. Essa solução só deve ser guardado, caso sobre, por 24 horas, após esse tempo se sobrar no borrifador, pode jogar fora e preparar outro, aplique na planta de 15 em 15 dias.
Grandes infestações podem ser tratadas com inseticida, sempre observando as normas de segurança e regulamentos locais sobre o uso de inseticidas.

8) Não mover a planta durante o aparecimento de brotos e floração
Se você quiser que os seus cactos apresentem flores, você não poderá movê-lo ou virá-lo durante a formação dos brotos. Choques fortes durante a formação podem fazer que os cactos perca todos os brotos.

9) Só para ter certeza que você não esqueceu: Não regue demais o seu cacto!
Não se preocupe, cactos são uma das plantas mais fáceis e resistentes de serem cuidadas. Em caso de dúvida se deve ou não regar, apenas não regue. Seria exagero dizer que cactos se desenvolvem mesmo quando negligenciado, mas existe uma certa verdade nisso.

janela 2945

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Muito obrigado pela gentileza de dar essas dicas,foram ótimas.

Comente sobre o post