Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardineiros
Segundo os paisagistas, é preciso planejamento para ter verde em casa o ano inteiro. Com pequenos cuidados mensais, conhecimento técnico sobre épocas de floração e incidência de luz necessária, água e nutrientes em quantidades adequadas, você poderá estar sempre próximo da natureza e do bem-estar.

Mãos à obra
Um dos primeiros passos é verificar a drenagem de canteiros, vasos e jardineiras antes do plantio. A cinasita é um tipo de argila que, quando bem colocada no fundo do vaso, faz com que a água escoe e as raízes não apodreçam. Sobre a cinasita, aplique uma manta de bidim para não obstruir a drenagem.

Em relação à luz, não existe mágica. Planta de sol deve estar no sol, e de sombra na sombra! O respeito ao habitat natural das plantas é fundamental. A rega dos jardins internos também deve ser diminuída nessa época do ano, já que a evaporação diminui.

Após o afofamento do solo, aproveite para fazer uma adubação com nitrogênio, fósforo e potássio (04-14-08). Além disso, utilize também adubo orgânico, como húmus de minhoca ou esterco curtido que, além de servir com nutrientes para as plantas, ajuda a manter a umidade do solo.
Para a adubação do gramado, deve-se fazer a cobertura com uma mistura de areia com adubo orgânico e químico, e a grama deve ser aparada antes do recobrimento.

Nada de linhas retas
Para ressaltar a beleza paisagística de um jardim, o aconselhável e plantar as forrações em ziguezague, não em linhas retas. Busque uma maior aproximação com a natureza construindo canteiros de forma orgânica, não com formatos geométricos.
Uma sugestão é usar uma mangueira como molde pode ser muito útil.

Quem busca ter flores o ano inteiro precisa fazer um planejamento de floração. Strelitzia reginae, Primavera, Camélia, Jasmim-de-cheiro, Clerodendro-imperial, Plumas ou Capim-dos-pampas são algumas espécies com floradas no outono.

Aproveite esse período do ano para eliminar os galhos secos das árvores e arbustos, visando com isto favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos das plantas. É imprescendível a realização de podas, tanto a educativa quanto as podas em plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada.
Na maioria das espécies, o ideal é podar o mínimo possível para que a planta se desenvolva em sua plenitude, ficando assim mais saudável e forte para produzir flores, frutos e folhas.

Outra informação importante é quanto ao diâmetro das copas das árvores na fase adulta. Durante o planejamento paisagístico, certifique-se para que não haja competição entre elas com relação a iluminação solar, já que, com o decorrer do tempo, as plantas crescem e acabam gerando sombras para outras.

joaninha e girassol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post