Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardinagem_01

Utilize pedras de rio (seixo rolado) de diversos tamanhos para fazer um conjunto com plantas e vasos. Seu jardim vai ganhar ares novos!
As bromélias podem ser fixadas diretamente nas pedras mas se você preferir, pode colocar um pouco de terra vegetal com fibra de coco entre as pedras, antes de fixá-las. Faça um conjunto com várias bromélias de diversos tamanhos, de modo a obter um grupo bem harmônico.
Após o término do arranjo, você deverá pulverizar adubo foliar nas bromélias e regá-las para que acumulem água em seu interior. Coloque um pouco de água sanitária ou cloro na água para evitar o mosquito da dengue. O adubo foliar deve ser aplicado semanalmente.

Agora utilize algumas flores para dar alegria ao conjunto. Faça um grupo de begônias de folhas roxas, mas saiba que essas plantas não podem ser fixadas diretamente nas pedras como as bromélias. Será preciso fazer uma “panela” entre as pedras com terra tratada para jardim e adubada com NPK na proporção 4:14:8 e húmus de minhoca. Plante as begônias fazendo um maciço para obter melhor resultado. Esconda a terra com as pedras.

Apoie o vaso com as pedras para que fique inclinado. Existe no mercado um modelo de vaso já apropriado a essa situação, como é o caso do vaso da foto. É meio achatado em sua base para ficar na posição inclinada. Não se esqueça de impermeabilizá-lo antes de colocar a terra, passando liquibrilho na parte interna e na externa, para que a umidade não crie aquelas manchas esverdeadas em sua superfície.

vaso
O vaso é inclinado mas o nível da terra em seu interior deve ser na horizontal. Complete a forração com pedras até formar um bonito conjunto.

Preencha o vaso com mudas de begônias de folhas verdes e com flores multicoloridas para dar mais alegria ao conjunto. O uso de begônias com as folhas em cores diferentes foi para criar contraste no conjunto, mas você não deve misturá-las; utilize-as separadas, formando grupos. O efeito final será bem melhor.

Faça outro conjunto de begônias de folhas verdes junto as pedras, do mesmo modo como foi feito com as begônias de folhas roxas. Esse efeito servirá para dar contraste  e também equilíbrio à composição

cestinha-de-flores6

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post