Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Davallia fejeensis
A Renda Portuguesa (Davallia fejeensis), originária da Austrália e Ilhas Fiji, é uma samambaia que precisa de muita luminosidade para se desenvolver, mas nunca deve ser exposta ao sol direto para não queimar.

O ideal é cultivá-la em vasos de fibra de coco a meia sombra, em local protegido dos ventos, é uma planta que gosta de muita água, as regas no verão devem ser diárias, nos outros meses dia sim, dia não, o segredo é nunca deixar o substrato totalmente seco. Ela queima com o frio, portanto, recomenda-se podá-la antes de o inverno chegar ou deixá-las em locais mais quentes.

A Renda Portuguesa é uma espécie que se propaga por meio de esporos e divisão de rizomas, o solo em que será plantada deve ter duas partes de terra comum de jardim, duas de terra vegetal e duas de areia. A época ideal para o plantio é o verão, os rizomas (caules) formam um emaranhado, deve-se cortar um pedaço que tenha pelo menos um broto e espetá-lo no novo vaso.

Adubação
O ideal é adubá-la a cada 40 dias, com torta de mamona ou farinha de osso. Como é uma planta que deve ser muito irrigada, ao notar falta de terra no vaso, complete com composto orgânico, ele dará uma revigorada e a tornará mais vistosa.

flowerbasket3

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



6 Responses

  1. #1
    renata 
    Sunday, 31. July 2011

    gostaria de saber qual é o mes da poda da renda portuguesa

  2. Olá, gostaria de saber o que está acontecendo com minha renda….rego dia sim dia não, sem encharcar e ela fica na sala e recebe luz indireta, sem tomar vento, porém as folhas novinhas murcham e caem, é só puxar q o galinho sai facilmente……por favor me ajudem…

  3. #3
    Vlastemir 
    Friday, 16. December 2011

    Bom dia, tudo bem? Gostaria de saber, se colocar o pau-de-xaxim dentro de uma bacia será que as mudas de renda portuguesa se adaptariam-se bem?

  4. #4
    Renata 
    Monday, 9. April 2012

    Olá tenho uma renda portuguesa onde fica dentro do meu apartamento em lugar claro mes sem sol direto. rego dia sim, dia não, converso com ela, as vezes coloco esterco, casca de ovo seco e tambem pus no vaso um pouco de fibras de coco. Percebo que ela está ficando com as olhas amareladas e também saem com facilidade. Toda semana corto os pedacinhos secos para não ter de extrair a folha por completo, pórem percebo que ela está deteriorando. O que podeira fazer para recuperá-la?

  5. #5
    caroline 
    Thursday, 14. June 2012

    eu aaaammmmeeeeiiiii!

  6. #6
    maria da conceição 
    Sunday, 29. July 2012

    gostaria de saber o que fazer, pois a minha renda portuguesa não brota ,as vezes penso que está morta, pois ela esta com os galhos todos sem folhas, já observei que ainda esta viva por que os talos estão verde, o que fazer para recuperá-la pt

Comente sobre o post