Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleyas

As plantas parecem sentir a chegada da Primavera muito antes de as pessoas se darem conta. As orquídeas também parecem saber que aumentou o tempo de luz solar e começam a brotar. É esse o momento de modificar os cuidados que até então eram dispensados aos vasos.

O aparecimento de brotações de folhas novas ou flores é o primeiro sinal que as plantas enviam para que você volte a lhes dedicar atenção e cuidados especiais, de maneira a auxiliar o desenvolvimento delas. De tempos em tempos, as orquídeas precisam ser replantadas.

Isso acontece por três motivos: o substrato deixa de apresentar as características ideais para o desenvolvimento da planta (compactação, apodrecimento, acúmulo de sais), os nutrientes se esgotam ou o espaço fica pequeno para o crescimento das raízes, que começam a pender para fora do recipiente. Esse também é um bom momento para dividir e multiplicar as orquídeas maiores, fazendo novas mudas.

A melhor época para realizar esse trabalho é a primavera, porque as condições climáticas são ideais para a cicatrização das raízes cortadas no procedimento e pelo fato de a maioria das orquídeas não estar em dormência, fase em que podem não suportar o transplante.

Materiais a serem utilizados
- Vasos de plástico (recomendados para áreas cobertas ao abrigo da chuva, pois retêm mais umidade) ou de barro (aconselháveis para o cultivo sob ripados e áreas parcialmente cobertas);
- Substrato (a mistura de fibra de coco, carvão e casca de pinus produz excelente resultados);
- Cacos de cerâmica, argila expandida ou brita para a drenagem;
- Tesoura para poda e alicates esterilizados;
- Varetas de bambu ou de metal.

Arame
- Tire todo o substrato velho das raízes da planta. É comum que algumas delas se quebrem nesse processo. Não se preocupe, isso não prejudica a planta.
- Corte as raízes que estiverem mortas (elas são mais escuras que as outras). Não é preciso lavar a planta.
- Forre 1/3do novo vaso com cacos picados. Eles garantirão a drenagem da água das regas
- É hora de acomodar a planta no vaso. Encoste a parte de trás da planta no vaso.
- Preencha o restante do vaso com o substrato. Enquanto a orquídea ainda não estiver enraizada, coloque na parte traseira da planta um pequeno tutor de bambu ou metal para mantê-la presa ao vaso.

Cuidados Extras
Depois de fazer o replantio, recomenda-se que o vaso seja colocado em um ambiente sombreado. Durante uma semana, é preferível não regar a orquídea, para permitir a cicatrização de todas as feridas. Nesse meio tempo, apenas pulverize-a com água toda noite, para evitar que desidrate. Depois disso, mantenha o substrato sempre úmido e faça adubações quinzenais.

Plantio em árvores
Algumas orquídeas, conhecidas como epífitas, podem ser transplantadas para o tronco de uma árvore ou para uma placa de fibra de coco. Para isso, vamos precisar de:
- Substrato – mistura de fibra de coco, carvão e casca de pinus;
- Tesoura para poda e alicates esterilizados;
- Atadura de gaze;
- Barbante. Depois de cortar as raízes mortas (as mais escuras), segure a orquídea junto ao tronco ou placa, envolva as raízes e um pouco de substrato com a gaze e amarre tudo ao troco ou placa com o barbante (nunca utilize arame ou nylon). Aperte somente o suficiente para fixá-la, impedindo que o substrato caia. O tempo que a gaze e o substrato demoram para desaparecer é o necessário para a planta estar enraizada.

Divisão
O transplante é o momento ideal para a formação de novas mudas, dividindo-se as plantas que estiverem com mais de 6 pseudobulbos. Para isso, antes de acomodar a planta em seu novo vaso, separe-a em mudas de 3 ou mais bulbos cada, utilizando uma faca esterilizada. Acomode normalmente cada nova muda em um vaso proporcional ao seu tamanho.

Quando replantar Dendrobiuns, Phalaenópsis e Oncidiuns: Na Primavera, de 2 em 2 anos.
Cimbidiuns:
Anualmente, depois da queda das flores, sempre em vasos pequenos.- Odontoglossuns: No Outono. Após a divisão. Devem ficar de dois a três bulbos.
Catleyas e Laelias
: No final do Inverno.

agmo1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    cilita guerra 
    Saturday, 15. September 2012

    Olá Sonya eu sou angolana mas vivo em portugal,é com imensa alegria que vejo as coisas lindas que nos mostra sobre as plantas e flores eu tenho um pequeno jardim aonde tenho algumas arvores tropicais e algumas flores, tanbem tenho orquideas cibidiuns mas como o clima aqui é diferente do brasil,gostaria de lhe perguntar quando seria a melhor altura para mudá-laspois agora começa o outono e é frio e chuva elas estão a começar a brotar as hastes que vão dar flores, será que ainda as posso mudar?tereimuito mais perguntas mas ficará para depois, se me puder ajudar, bem haja e até breve. cilita

Comente sobre o post