Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




violetas

As violetas são muito admiradas por sua delicadeza e bastante oferecidas como um singelo presente. Há relatos de que surgiram na Europa e na Tanzânia. As mais exóticas são as chamadas violetas-africanas. Na família das violetas podem se encontrar mais de 6.000 espécies com características semelhantes de crescimento e brotamento, mas com cores e formatos distintos. São flores fáceis de cuidar e enfeitam muito bem os ambientes. São associadas aos sentimentos de amor, humildade e inocência, por isso sendo usadas como plantas funerárias.

Os cuidados com as violetas
As pequenas violetas são facilmente encontradas no comércio e em qualquer floricultura, em vasos plásticos ou até mesmo xaxins, porém elas se adaptam melhor aos vasos de barro. Isso ocorre porque as violetas têm a propriedade de absorver a umidade excessiva. Quando são usados outros materiais para o recipiente onde serão plantadas recomenda-se manter o vaso mergulhado em água algumas horas antes de fazer o plantio, evitando assim que o material sugue a umidade necessária à vida da planta que respira pelas raízes. O vaso deve ter furos inferiores para escoar o excesso resultante da rega e as violetas gostam mais de estarem em terra misturada com terra vegetal. Nunca se deve molhar a parte superior da violeta, folhas e flores, é melhor colocar água no prato, mas com cuidado para não exagerar. No verão devem ser molhadas até duas vezes na semana e no inverno apenas uma.

As violetas devem ser plantadas superficialmente para não apodrecerem as raízes e pode-se obter uma muda a partir do plantio de uma folha colocada com a ponta para cima dentro de um dedo de terra. Elas florescem melhor ao abrigo de luminosidade (sem sol direto) e temperaturas amenas, entre 15 e 25 graus.

As coloridas violetas são plantinhas sensíveis e muito vulneráveis às pragas. Pulgões, ácaros e manchas surgem frequentemente. As manchas e o amarelamento das folhas pode se dar por muita luminosidade, excesso de produtos químicos (adubos) ou pela rega com água muito fria (abaixo de 21ºC).

É bom lembrar que as violetas sofrem muito com a presença de cloro na água, então pelo menos uma vez ao mês é importante ferver a água com que vai regar e deixar esfriar, depois pode até regar delicadamente por cima para eliminar os sais minerais que ficam depositados na planta.

Farinha de osso e fertilizantes orgânicos são os mais indicados para adubar, mas também existem adubos químicos com proporção própria à vida das violetas. /e quando as violetas estiverem muito apertadas no vaso é bom esperar a época em que permanecem em estado vegetativo (sem flores) para recolocá-las num vaso maior. Florescem desde fevereiro até o começo do próximo verão.

florzinha branca

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post