Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jiboia

Você já teve várias plantas e elas sempre morrem? Isso pode acontecer por uma série de fatores como sol em excesso, pouca água, pouco espaço no vaso, entre outros.

Para cultivar uma espécie, é preciso entender do que ela necessita e ficar de olho nos sinais que ela costuma dar ao longo dos dias. Os cuidados vão além da atenção com a rega e com o uso de adubos.

Essas medidas podem ajudar a salvar uma planta que está secando ou que esteja infectada por alguma praga ou doença.

Pensando nisso, algumas dicas de jardineiro, vão ajudar você a identificar do que sua planta precisa.

1. Atenção às folhas
As folhas dizem muito sobre a saúde de uma planta, por isso é preciso ficar atento em sua coloração e textura. Uma planta sadia é aquela que tem folhas verdes e brilhantes.

Se você identificar que a folha está desbotada, murcha, amarela e quebrada, é preciso ter atenção redobrada. De acordo com o profissional, isso pode ocorrer devido à falta ou até mesmo ao excesso de água, local inadequado, pouca ou muita luz.

planta doente

2. Falta de nutrientes
Outro fator que pode influenciar no aspecto da planta é a falta de nutrientes. As plantas com deficiência de nutrientes como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio apresentam um crescimento lento e folhas amareladas.

Além disso, a falta de tais substâncias também inibe a floração e abortamento de frutos. Para restaurá-la, invista em fertilizantes orgânicos e adubos minerais. As misturas caseiras como casca de ovo triturada ou borra de café podem ser uma boa saída também.

cochonilhas

3. Pragas
As pragas mais comuns são as formigas cortadeiras, também conhecidas como saúvas, lesmas/caramujos, lagartas, pulgões e cochonilhas.. Como as pestes acabam deixando sinais de destruição, é possível perceber facilmente.

As folhas cortadas são indícios de formigas, caramujos e lagartas. Já quando apresentam manchas, o vilão da vez é o pulgão. Quando o aspecto está esbranquiçado é sinal de cochonilhas. Nesse caso é interessante investir no uso de inseticidas industrializados ou caseiros.

Dicas para recuperar as plantas que estão secando
*  Corte os ramos secos;

*  Retire-a do vaso ou canteiro de forma cuidadosa para substituir a terra, de preferência acrescente terra adubada;

* Finalize colocando a planta no vaso ou canteiro e regue com água.

No caso da planta com rega excessiva, as dicas são
* Se as folhas inferiores estão amareladas e caindo, controle a frequência da rega;

* Retire a planta do vaso e observe as suas raízes, pois normalmente o excesso de água causa o seu apodrecimento. Pode as partes apodrecidas, seque as raízes com papel absorvente e substitua a terra. Em alguns casos pode ser necessário utilizar um fungicida;

* Observe se o vaso ou canteiro possui sistema para a drenagem do excesso de água. Em muitos casos são utilizados cachepôs para o plantio, e estes não possuem furos, o que facilita o acúmulo excessivo de água.

Além disso, o canteiro também pode ficar alagado durante longos períodos, assim, é preciso renovar a terra e acrescentar camadas de pedras para facilitar a drenagem.

ruachuvosa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post