Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Prefira o lado Norte para plantar árvores frutíferas pois elas não gostam de ventos fortes. É recomendável fazer a poda das árvores de preferência no inverno. Cortar os galhos velhos e doentes e também as extremidades para deixar as árvores com formato arredondado. Caso você opte por plantar as árvores diretamente na terra, o espaço entre elas deve ser de 2 metros, no mínimo. Usar apenas plantas enxertadas que produzem frutos de melhor qualidade em menos tempo.

A terra deve ser adubada três vezes ao ano e não deixá-la nem muito seca e nem encharcada. Em geral as plantas frutíferas se dão bem com temperaturas altas. Já os morangos têm vida curta e se ressentem com temperaturas altas. A bananeira propaga-se facilmente em clima quente e úmido. A melhor época para plantio é em outubro e a colheita cerca de um ano depois. Precisa de água, mas não suporta solo encharcado.

A romãzeira pede muito sol e é recomendado que se faça poda para limitar o crescimento. Suas flores são belas. O maracujazeiro é uma trepadeira de crescimento rápido. Se multiplica por mudas obtidas a partir de sementes ou por estacas. As jabuticabeiras tem flores delicadas e frutinhas que vão do vermelho ao preto. Deve-se podá-las após a frutificação. Gosta de muita luz, com sol direto e regas constantes. A pitangueira é um arbusto que pode crescer até dois metros de altura. É importante colocar terra de boa qualidade, tratada com material orgânico.

Pomar em vasos – Quem pensa que para plantar árvores frutíferas necessita ter quintal grande engana-se. Varanda ou terraço com espaço suficiente para vasos com até 80 cm de altura e 85 cm de diâmetro já é suficiente para que você possa curtir o colorido, o belo efeito ornamental e conviver com pássaros que vêm em busca das frutinhas. Acordar com os pássaros cantando e sentir a natureza em seu lar é maravilhoso. E isso pode acontecer se você escolher as plantas de acordo com suas características e não somente por beleza. Algumas árvores podem ser cultivadas e, quando bem tratadas, podem durar anos e fornecer belos frutos: caquis, nectarinas, ameixas vermelhas, romãs, pitangas, jabuticabas, limões galego, laranjas, laranjinhas kin-kan, acerolas, cerejas, pêssegos, goiabas e até mesmo bananas. Para ter frutos de melhor qualidade em menos tempo, as espécies híbridas são as mais indicadas.

Os Cuidados – As árvores frutíferas necessitam de sol, mas não precisa ser o dia inteiro. Basta que recebam sol em algum período do dia e se coloque os vasos em locais que não recebam fortes corrente de ar. Os vasos podem ser de cimento, terracota, cerâmica ou até mesmo de plástico, sempre proporcionais à espécie escolhida para garantir um desenvolvimento satisfatório.

Mesmo que não cresçam muito, as plantas só sobrevivem em vasos médio e grandes, onde as raízes se expandem adequadamente.
A parte interna dos vasos de cimento e terracota deve ser impermeabilizada com produtos específicos para evitar manchas e mofos. O fundo dos vasos deve receber uma camada de argila expandida, que facilita a drenagem da água e evita o apodrecimento das raízes. Conforme o crescimento da planta deve-se colocar em vasos maiores, permitindo assim que as raízes tenham espaço para se expandirem. As regas devem ser frequentes e reguladas com as condições do tempo. O solo não deve ficar seco, nem encharcado. Uma boa dica é colocar o dedo na terra, se grudar, não é necessário pôr água.

árvore1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post