Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Solanum Ovigerum

Pertencente à família das Solanáceas, a planta-ovo (Solanum ovigerum) nada mais é do que um parente muito próximo da berinjela.

É originária do Japão e a curiosidade fica nos seus frutos, após uma linda florzinha roxa nascem esses frutos que ficam incrivelmente parecidos com ovos, aqueles de galinha mesmo.

Por demorarem a amadurecer permanecem por várias semanas no pé, o que faz com que a planta fique carregada de “ovos”, chamando bastante atenção de quem observa. É uma planta que enfeita muito os jardins.

Seu cultivo é bem fácil, podendo ficar em vasos ou plantadas diretamente no solo. É bem resistente. Tem preferência por locais onde pegue sol, mas não em demasia. Aprecia solos férteis e regas diárias.

Para plantar as sementes deve-se usar terra vegetal, dessas que se compra em lojas de plantas.
Coloque a terra num vaso, cubra as sementes com um pouco de terra e molhe. Após 15 dias já estará aparecendo uma mudinha, em 30 dias ela já estará grande.

Lembrando que os ovos não são comestíveis.

cutecolorsplant3a

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



6 Responses

  1. #1
    sonia mara kisielow 
    Thursday, 19. January 2012

    Este site é muito interessante … comprei sábado, dia 14 de janeiro, a planta ovo e achei o máximo.
    Obrigado pelas informações do! site … Feliz Ano Novo

  2. #2
    Leda Maria Noronha 
    Tuesday, 11. September 2012

    comprei pela internete sementes de PÉ DE OVO e realmente não sabia como deveria ser plantada , te agradeço pelas dicas vou fazer exatamente como recomendado muito obrigada espero ter uma planta forte , abraços Leda

  3. #3
    sandra luz 
    Monday, 1. October 2012

    ola comprei uma planta desta e molho diariamente, ela toma sol somente na parte da manha e so tem uma semana e ja esta com aspecto de teia de aranha com pontinhos minusculos cor ferrugem e as folhas caindo, poxa alguem pode me ajudar dizendo o que e e como cuidar?

  4. Boa Trde!

    Estou estranhando, que a maioria dos websites informa que esta planta (frutos) não são cometíveis… Seria esta uma variedade sòmente artesanal. É que conheço uma Planta Ovo, que é comestível. Tem um sabor amargo (parecido com jiló), mas cozido fica bem macia e muito boa para saladas e aperitivos.
    Obrigada pela oportunidde de manifestação.
    J U * * *

  5. #5
    Mari Fofano 
    Monday, 11. February 2013

    visitei o ano passado a feira de Holambra e comprei uma planta ovo o qual fez muito sucesso em minha cidade Tibagi Pr quando amarelou tirei as sementes e deixei secar em seguida plantei já estão crescendo. em quanto tempo elas vão dar os frutos ?

  6. #6
    Tânia da Silva 
    Sunday, 2. June 2013

    Olá! Me parece que não é verdade que a planta ovo não é comestível, ela só não tem gosto de ovo, mas o sabor é uma mistura de jiló com berinjela, bem amargo mas para quem gosta destas com certeza gostará.

Comente sobre o post