Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cattleyas

Telados
As telas plásticas servirão, sem dúvida, para resolver com vantagens o cultivo de nossas plantas em locais mais adequados.
A altura do telado ideal deve estar entre 3 e 4 metros, usando-se a graduação  da luminosidade da tela de conformidade com a região onde iremos cultivar as plantas.

Lateralmente, esses telados deverão ser fechados com plásticos transparentes até uma altura de 2 metros, evitando-se o vento que prejudicial às plantas. Ele também evita a entrada de insetos e pequenos animais.
As bancadas deverão ter 1 metro de altura, com intervalos suficientes para a circulação de pessoas.

Estufas
Existem plantas que necessitam de ambiente mais quente e, por isso, necessitam de estufas para a sua cultura.
No Brasil, país tropical e subtropical na maior parte de sua área, a cultura não exige estufas, com exceção dos estados do Sul, onde o inverno é rigoroso.

As vantagens das estufas são o controle de temperatura, regas, luminosidade e umidade mais estável.
Sua cobertura poderá ser de vidro ou plásticos pintados com cal ou látex branco. É muito importante o controle da ventilação dentro das estufas, além da temperatura e umidade ambiente.
Nunca construa uma estufa de pequenas dimensões, pois estará construindo pequenos fornos para as plantas. Uma estufa muito quente propicia o aparecimento de pragas e doenças.
É conveniente abrir vãos ou janelas nas paredes laterais para ventilação.

Árvore Viva
Esse tipo de cultura priva o orquidófilo de levar as plantas floridas para dentro de seu lar, ou mesmo de exibi-las em exposições. Em compensação, é o meio de cultivo mais fácil, pois não requer transplantes nem regas, apenas periódicas desinfecções.

Para esse tipo de cultivo escolha árvores que tenham troncos com cascas rugosas e que percam as folhas no inverno. Dessa maneira, as plantas receberão mais luz nesse período em que a insolação é mais branda.
Instale as plantas com ráfia ou barbante de algodão. Quando apodrecerem, a planta já se encontrará bem enraizada.
Em regiões de muita poluição ou poeira esse tipo de cultura não é recomendável.

Cultivo em janelas de casas e apartamentos
Para esse tipo de cultura o colecionador deverá ser muito observador, corrigindo seus eventuais erros culturais.

Cultive-as sobre uma mesa ou prateleira posta de frente para uma janela ensolarada, protegida do lado de fora por tela plástica, cortando 50% da luz. As plantas deverão receber um sol peneirado das 10 às 15 horas. Para crescer e florescer, as plantas precisam de luz. Prefira a janela do banheiro por causa da umidade.

A temperatura ideal para a cultura é entre 15 e 25 graus centígrados, mas elas podem suportar, por períodos curtos, temperaturas mais baixas.

As regas e umidade ambiente deverão ser controladas com bandejas com pedriscos onde se coloca água. Os vasos não deverão entrar em contato direto com a água.

Ao comprar plantas consulte um orquidófilo mais experiente para lhe orientar sobre quais gêneros de plantas poderão ser cultivados nesses locais. Seja persistente, pois esse tipo de cultura é mais difícil.

RvXumhnt2tdq

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post