Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Abutilon striatum

A Lanterna Chinesa é uma planta que pertence a família das Malvaceae, que é composta por 252 gêneros e 2.330 espécies que estão espalhadas por todo o mundo, com destaque para a América do Sul, principalmente para países como: Brasil, Argentina, Paraguai e Bolivia.

Trata-se de um arbusto tropical oriundo da América Central, sendo nativo da Guatemala. Ela é muito confundida com outra planta, a chamada Abutilon Megapotamicum.

Abutilon Megapotamicum.
Pode atingir até 3m de altura. Quando podada adequadamente, pode ser cultivada como trepadeira. As flores são solitárias, com pecíolos longos e pendentes, formando um sino, daí o seu nome popular. As estrias vermelhas em composição com o amarelo dão lhe um aspecto particularmente atrativo para o uso ornamental.

Planta de fácil cultivo. Pode ser utilizada isoladamente ou para formar renques e cercas vivas, a exemplo de suas irmãs da família Malvaceae.

A Lanterninha Chinesa (como também é conhecida) é uma planta de habitat natural o clima tropical ou subtropical, no entanto, ela é uma espécie que pode ser cultivada em qualquer clima, tanto que encontramos essa espécie vegetal sendo plantada e bem desenvolvida em regiões que possuem climas: Tropical, Subtropical, Equatorial e Mediterrâneo.

Deve ser cultivada em solo fértil, que possua boa capacidade de drenagem e com luminosidade a pleno sol, apesar de que, essa espécie vegetal apresenta um grau de resistência ao frio, suportando até mesmo frios intensos como as geadas (de leve intensidade).

Aprecia o solo areno argiloso para seu bom cultivo. O solo onde é cultivado o arbusto deve sofrer irrigação de forma regular, podendo ser feita uma media de suas vezes por semana. Porém, quando estivermos nas épocas mais quentes, as regas podem ser reforçadas, enquanto que nas épocas mais frias, as regas podem ser reduzidas.

No entanto, é necessário que sejam tomados cuidados, pois apesar da planta gostar do solo úmido, é preciso evitar que este fique encharcado, pois essa situação pode acarretar com o sufocamento das raízes da espécie vegetal. O solo para o cultivo da Lanterna Chinesa pode sofrer aplicação de material orgânico para melhor desenvolvimento da planta. Essa espécie vegetal gosta de muito material orgânico para o pleno desenvolvimento.

A Lanterna Japonesa pode sofrer podas para a sua boa formação. A realização destas podas, ajudam a planta a renovar a sua folhagem, mantendo a planta sempre bela. Essas podas podem ser feitas anualmente.

Pode ser cultivada em qualquer parte do território brasileiro, sem problemas com relação a adaptação a variação climática do nosso país.

Pragas e doenças que afetam a Lanterninha chinesa
As mais comuns são formigas e cochonilhas. Normalmente associadas, por sinal. Inúmeros produtos no mercado dão conta do recado, mas, cá entre nós, o nada substitui os bons e velhos cuidados preventivos:
* Fertilização do solo, preferencialmente com adubo orgânico (composteira). Ganha-se, com isso, duas coisas: melhoria nas defesas da própria planta, e melhoria da estrutura do solo, o que garante maior eficácia a longo prazo;
* Regas adequadas. No caso da lanterna-chinesa, devem ser de pelo menos duas vezes por semana, na fase a adulta e diariamente ou a cada dois dias, nos primeiros 60 dias de plantio (dependendo do clima local).

Como reproduzir
A reprodução, deve ser feita ao final do inverno, com estacas semi-lenhosas. Selecione uma bem saudável faça o corte em 45º, próximo a gema, e retire suas folhas, colocando o galhopara descansar em um vidro ou garrafa pet com água (se necessário, utilize um hormonio enraizador) à meia-sombra, ou em composto orgânico não totalmente curtido. Pessoalmente, obtive melhores resultados no último caso.

011

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post