Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Iris-caminhante
Bonita planta usada em jardineiras e bordaduras de jardins, e mais conhecida como Íris-caminhante ou Falsa-íris.

Planta perene, nativa do Brasil e sudeste do México, aprecia solo rico em matéria orgânica, bem drenado e que mantenha umidade relativa; sol pleno até meio-dia e meia-sombra no restante do dia proporcionam um melhor  processo vegetativo. Prefere climas mais quentes, na região sul do Brasil encontra maior dificuldade no crescimento e floração, se comparada com plantas do sudeste ou centro-oeste brasileiro.
Sua folhagem é longa e flexível, apresentando nos ponteiros das hastes lindas flores efêmeras. Murcham no mesmo dia, em compensação a mesma haste florirá  múltiplas vezes.
Sua propagação é feita por sementes, divisão da planta ou removendo as plântulas enraizadas que nascem nos ponteiros.

O nome “íris-caminhante” deve-se ao fato de que, sendo suas hastes flexíveis, após floração e surgimento de novas plântulas no ápice , com o peso dobra-se ao chão, onde essas novas mudas  enraizarão formando novas plantas e assim sucessivamente – espalhando-se, literalmente “caminhante” nesse meio de propagação. Acaba tomando conta do terreno ou jardim onde estiver plantada,  caso não haja um controle. Por causa dessa propagação é considerada planta invasora.

Existem diversas espécies de Neomarica, uma outra bem conhecida é a cerúlea ou caerulea, cujas pétalas apresentam um tom azulado em sua totalidade, diferente da gracilis, com pétalas externas num branco que varia do puro ao creme suave. Algumas possuem flores menores,  como aquelas nativas do litoral brasileiro.

grapes_fairies02

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post