Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gerânios rosa
Condições do local de cultivo
:
O Gerânio gosta de sol e boa ventilação, providenciar no mínimo um meio dia de pleno sol para obter flores em abundância. Evitar lugares escuros, úmidos para a prevenção de doenças e para estimular a floração. Ideal são floreiras semicobertas ou canteiros laterais a casa, onde fica um pouco protegido das chuvas fortes.
A quantidade de mudas por metro linear é de 3 a 5 mudas, dependendo da variedade. O Gerânio ereto precisa no mínimo 30 a 35cm de distância entre as mudas.

Para os Gerânios pendentes plantados em vasos usamos 3 a 4 mudas num vaso com 25cm de diâmetro ou uma planta por vaso com 25cm de diâmetro. Em floreiras se calcula de 3 a 5 mudas por metro linear. O Gerânio ereto, se plantado direto no jardim pode alcançar alturas de 30 a 60cm dependendo da variedade e dos cuidados.

Plante o Gerânio com o torrão original dele, levemente coberto, e regue em abundância.
Irrigar até que possa sentir a umidade com os dedos numa profundidade de 10 cm.

Solo, Adubação e Irrigação:
Seja em container (vasos ou floreiras) ou plantado no jardim, gerânios preferem um solo bem drenado melhorado com matéria orgânica bem decomposta. Evite água parada. O Gerânio está acostumado às condições semi-áridas da sua origem na África do Sul e prefere irrigações abundantes, depois quer secar bem entre as irrigações (murcho é um sinal de excesso de seca). Desta maneira garantimos uma boa oxigenação do substrato. A freqüência e a quantidade de água depende da estação do ano, estágio de crescimento e condições climáticas. Duas adubações mensais usando um adubo completo bem balanceado (N:P:K=15:15:15 ou 20:10:20) deveria ser o suficiente para manter a planta saudável e com uma floração generosa. Pela nossa experiência não recomendamos altas doses de fósforo, pois elas não melhoram a floração e contribuem para que as plantas fiquem muito altas. O pH certo para P. zonale é 5.8 a 6.1 e para os pendentes é de 5.5.

Pragas e Pestes:
Quase livre de insetos, o Gerânio pode sofrer com um  ataque de pulgões. Em muitos casos água quente com sabão ameniza o problema. Se a praga resistir consulte um agrônomo. A peste mais freqüente no Gerânio ereto é a ferrugem (veja Informações Técnicas). Lugares adequados, boa ventilação, evitar molhar a folhagem e, se necessário a aplicação de produtos adequados resolvem o problema.

No Gerânio pendente as cochonilhas podem se instalar, especialmente em partes da planta que não são atingidas pela água. Óleo mineral mostra bons efeitos. Local e substrato adequado, adubação certa e o controle da irrigação resolvem 90% dos problemas. Flores passadas devem ser removidas se as pétalas caem ou a flor murcha.

As flores caídas são muito suscetíveis a podridão cinza, removendo-as em tempo, assegura-se plantas saudáveis durante toda a estação.

Luz e Temperaturas:
Gerânios toleram geadas moderadas e temperaturas relativamente altas. Condições ideais são noites frias de 13 a 16°C e dias moderados com 18 a 24°C mas, os modernos híbridos e as seleções atuais são variedades com boa performance em regiões onde as temperaturas de verão são mais altas. Nestas regiões deve-se considerar o uso do Gerânio em locais ao leste, para protegê-lo contra o sol quente da tarde. Isto vai aumentar a floração no alto verão.

A luminosidade ideal seria pleno sol a meia sombra. Temperaturas mais altas e luminosidade mais alta são melhor toleradas em lugares de boa ventilação. O Gerânio se mostrou uma planta excelente para o litoral.

florzinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



9 Responses

  1. #1
    roberto eugenio da silva 
    Monday, 25. October 2010

    Considero de muita utiidade o que li .Estou começãndo a cultivar gerânios, agora e tenho varias mudas.Há um problema que gostaria de ser
    orientado: comprei uma muda de gerânio matizados vermelho e branco.Após a floração inicial a planta continua viva forte, mas os pedúnculos que deveriam conter a nova floração nascem completamente secos. A planta apresetna aspecto saudavel sem pragas aparentes.
    Na certeza do atendimento subscrevo-me parabenizando pelo trabalhado,
    Roberto

  2. grata;
    Amo geranios…os meus sao lindos e eu nem tinha cuidados especiais.Agora com orientaçoes tao boas, sei que ficarao ainda mais lindos.
    Comecei agora cultivar os geranios pendentes…(nem os conhecia), e sao tbm muito queridos.
    Grata
    Bom trabalho pra vcs
    Irene

  3. Parabéns pelas informações detalhadas, claras, mostra que a dona deste site tem a mesma paciência com as plantas e com as pessoas!

    Adorei conhecer, vou aproveitar muitoo o excelente conteúdo e estou colocando link também para o meu blog.

    Abç

  4. Os meus gerânios por muito tempo ficaram floridos e sempre crescendo, agora as folhas mais próximas a raiz e ao vaso secaram e caíram e nas pontas continuam folhas e flores que devo fazer para que o vaso fique bonito novamente.

  5. Por favor gostaria de saber como faço para retirar muda de geranio pendentes.obrigado

  6. Otimas informações,vou vir sempre por aqui pois tem pessoas maravilhosas para nos ensinar coisas deste mundo lindo que é a natureza.

  7. Achei muito boas as dicas.Estava procurando flores que gostassem de sol. O gerânio é realmente lindo. Vou procurar por aqui. Um abraço.

  8. Ola Bom dia. Adoro plantas e as florais sao minhas favoritas. Alem disso fiquei sabendo que os Geranios tem alto poder repelente. Isso e verdadeiro.

  9. #9
    juceleni ribeiro malheiros 
    Sunday, 8. September 2013

    gostaria de orientação sobre a época de fazer mudas de gerânios pedentes e como faze-las.

Comente sobre o post