Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




stevia Stévia rebaudiana, planta perene nativa do Paraguai

Há certos cuidados que são indispensáveis para proporcionar um bom começo a plantas jovens, encorajar novas florações ou controlar o tamanho de plantas mais velhas.

Preparo do solo
O preparo adequado do solo é necessário para que seu jardim de plantas perenes proporcione um prazer duradouro. O uso de um kit para teste de solo familiarizará você com os níveis de pH e nutrientes do seu jardim. Espere até a terra ficar parcialmente seca para cavar e remover quaisquer pedras grandes. Usando uma pá ou garfo, revolva a terra até uma profundidade de 45 cm.

O plantio das perenes
As plantas podem ser compradas em chácaras ou centros de jardinagem. A maioria terá idade suficiente para florescer no primeiro ano. Selecione plantas que sejam vigorosas e compactas, com folhagem saudável e sem sinais de danos ou doenças. Plante no final da tarde, num dia fresco ou nublado, com previsão de chuva para daí um ou dois dias. Evite tempo quente.

Corte e redução
Cortar as pontas da planta força os galhos laterais a crescerem rapidamente, formando plantas mais baixas, fortes, cerradas e com mais flores. Deve ser feito antes de Janeiro, várias vezes. Algumas perenes, como margaridas e ásteres, produzem tantos brotos que se tornam entouceirados, com má circulação de ar, e adoecem por causa de fungos. A retirada de alguns talos, cerca de 15 cm, diminuirá o problema. Remover alguns botões de flores permite que o remanescente produza flor maior. Remova só os botões laterais de hibiscos, peônias e crisântemos.

Divisão de plantas perenes
À medida que as plantas perenes crescem e se espalham, competem consigo mesmas e com outras plantas por água, nutrientes e espaço. É preciso dividi-las. Plantas que florescem na Primavera e no Verão geralmente são divididas no final do Verão ou Outono e plantas que florescem no Outono são divididas no início da Primavera.

Regue bem o canteiro, vários dias antes de dividir as plantas, cave e remova todo o torrão.Se possível, use as mãos para dividir o torrão em pedaços menores.
Onde as raízes estiverem entrelaçadas, insira dois garfos com as partes posteriores juntas e pressione os cabos juntos, fazendo uma alavanca, para dividir o torrão.

imagem-neve18

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post