Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Gloriosa rothschildiana
A Gloriosa é uma trepadeira decídua, nativa da África do Sul, que pode atingir uma altura de 2,5 metros. Também conhecida como Lírio-chama, a videira produz flores vermelhas, amarelas e laranjas com pétalas onduladas.

A Gloriosa é conhecida como uma trepadeira muito diferente das outras, especialmente por suas pétalas. Pertence á família Liliaceae.

Possuem folhas ornamentais, que se alongam e se transformam em gavinhas, que permitem a ascenção da planta através de suportes.

Podem ser cultivadas em treliças no jardim ou em vasos dentro de casa. Devido à sua natureza tropical, as gloriosas requerem muita umidade e temperaturas acima de 23°C durante o dia. Videiras de gloriosa produzem vagens que contêm sementes vermelhas redondas, que começam no final do inverno e vão até o início da primavera.

Suas pétalas são muito vistosas, com pétalas recurvadas, amarelas e vermelhas em direção à base, formadas na verão e primavera. Devido à sua beleza e certa durabilidade, suas flores servem também como flor de corte. Existem também variedades de flores amarelas e de porte anão.

Como cuidar
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, leve e enriquecido com matéria orgânica, regado regularmente.

É tolerante às baixas temperaturas de inverno, mas vegeta em uma ampla faixa climática, desde países de clima temperado até tropical.

Em locais de inverno rigoroso deve-se remover suas raízes do solo, e armazená-la, protegendo-a das baixas temperaturas. Não tolera estiagem. Não necessita podas. Multiplica-se por sementes e principalmente pela separação das raízes tuberosas.

A gloriosa se desenvolve melhor quando planta sob sol pleno ou à meia-sombra, em solo bem drenado, mantido sempre úmido, mas evitando o encharcamento.

É tolerante às baixas temperaturas de inverno. No inverno ela perde suas folhas e entra em dormência. Apesar de preferir temperaturas mais baixas, a gloriosa cresce relativamente bem em regiões tropicais também.

Como reproduzir
Podemos multiplicá-las separando-se as raízes tuberosas durante o inverno.

25

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post