Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vincas-flores

Também conhecida popularmente como Vinca-de-madagascar, Vinca-de-gato, Boa-noite, Beijo-de-mulata e Maria-sem-vergonha, é uma pequena planta endêmica de Madagascar e pertencem à família Apocynaceae.

Na natureza selvagem esta espécie encontra-se em processo de extinção, isso deve-se ao processo de destruição do habitat pela queima com objetivo de aumentar áreas para agricultura.

Mesmo assim, a Vinca é cultivada em muitas regiões que apresentam clima tropical e subtropical, ocorrendo um processo de naturalização a estes novos lugares.

As vincas crescem cerca de 45 cm de altura, mas também existem variedades anãs. São  resistentes à seca, e requerem poucos cuidados.

São o que se podem chamar de flores lindas com pouco esforço. Não precisam de grandes cuidados para se tornarem saudáveis, apenas precisam dos cuidados básicos e uma atenção ou outra, pois são plantas resistentes.

Suas flores podem tanto ser grandes ou pequenas, mas sempre com uma cor que combina perfeitamente. São das flores que mais ficam com a flor aberta durante mais tempo, novamente devido à sua enorme resistência.

Suas folhas são bem verdes e ovais e possuem nervuras em uma tonalidade de verde mais clara que a do resto da folha. A maioria das espécies de Vinca possuem a flor com uma cor mais forte em seu interior.

Esta é uma planta de fácil trato uma vez que se adapta muito bem ao nosso clima e chega a crescer mesmo sem ser cuidada.

Graças a sua versatilidade pode ser criada tanto em jardineiras quanto em vasos ou no solo.

Como cultivar a Vinca:
- As flores de vinca crescem à temperaturas de 21º C ou mais. Coloque-as em uma janela ensolarada ou sob uma luz fluorescente.

- Regue a vinca com moderação. Ela é resistente à seca, então coloque água somente quando o solo secar.

- Adicione um fertilizante solúvel em água com baixo teor de fósforo no solo da vinca 10 dias após as sementes germinarem, e depois disso, a cada duas semanas.

- Quanto a luminosidade, essa planta cresce muito bem diretamente ao sol, além de não sofrer queimaduras graças a sua resistência.

- Transplante as mudas quando elas atingirem 7,5 cm de altura e estiverem com quatro folhas. Use dois vasos de 6,2 cm para não sobrecarregá-las.

- Não plante sua vinca madura ao ar livre até que o clima esteja quente, com pelo menos 18 °C.

Após alguns anos a Vinca começa a perder a sua beleza e aparentar velhice, então é aconselhável fazer alguma mudança drástica, como extrair mudas das melhores partes da planta e replantá-las. Pode-se também simplesmente jogá-la fora e adquirir outra.

janel9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post