Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Trachycarpus_fortunei

A palmeira da foto é uma Trachycarpus fortunei. Planta originária da China, de médio a grande porte, alcançando até 12 m de altura. Estipe solitário, esbelto, recoberto por uma volumosa e persistente camada de fibras escuras, originadas das bases foliares, deixando o tronco muito mais espesso. Folhagem em leque, representada por folhas palmadas, rígidas e elegantemente recortadas até ao meio do limbo, dispostas no topo do estipe, formando copa curta e pouco densa. Pecíolos com protuberâncias denteadas. Inflorescência interfoliar, ramificada, vistosa, com flores amarelas. Frutos pequenos, reniformes, azul-claros quando amadurecidos.
Propaga-se por sementes.   Planta de notável potencial paisagístico, revelado pelo porte esbelto do estipe, coroado por folhas palmadas delicadamente recortadas. Espécie atraente desde a idade juvenil. Ideal para composições isoladas, formando grupos ou fileiras.

As palmeiras são cultivadas em todo mundo, e não apenas em jardins tropicais. Qualquer um pode cultivar elas, mas você precisa fornecer os requisitos necessários se quiser ser bem sucedido. Abaixo estão algumas dicas sobre como cultivar palmeiras saudáveis:
1 – Pesquise por árvores adequadas. Faça uma pesquisa para determinar as palmeiras mais adequadas para suas necessidades, bem como para a sua região. Existem muitos tipos de palmeiras. Algumas são mais adequadas à condições tropicais, enquanto outras desenvolvem-se bem em regiões mais frias, até mesmo resistindo a geadas suaves. Algumas palmeiras preferem sol; outras prosperam na sombra. Algumas palmeiras crescem rápido, outras lentamente. Há palmeiras altos e frondosas e tipos pequenos e ornamentais.

2 – Considere o local de plantio e razão. Considere onde você vai colocar a palmeira e seus efeitos. O local fica no sol ou sombra? Quanto de espaço uma palmeira precisa? As palmeiras não só devem ficar em áreas compatíveis com suas necessidades, como também a sua altura na maturidade. Como as palmeiras vão ficar na paisagem? Isso também ajuda a determinar o tipo de palmeiras que você irá precisar.

3 – Adquira suas árvores. Procure em floriculturas por palmeiras de sua escolha. A maioria das palmeiras é vendida em vasos de plantas, mas também podem ser encontradas em sacos de pano, que são enrolados em volta da raiz. Você deve plantar as palmeiras o mais rapidamente possível depois de as adquirir, caso contrário, mantenha suas raízes úmidas até estarem prontas para serem plantadas (não mais que dois ou três dias). Geralmente, a primavera é a melhor época para plantar palmeiras, no entanto, se você viver em clima quente, elas podem ser plantadas no outono também.

4 - Prepare o solo para o plantio. Um solo saudável é importante para todas as plantas e isso não é diferente com as palmeiras. Certifique-se que o solo seja adequado para as necessidades das suas palmeiras, e se necessário, altere o solo com um composto. O composto permite uma melhor drenagem e enriquece o solo com muito mais nutrientes necessários para um crescimento saudável.

5 – Plante as árvores. Cave um buraco largo e profundo, o suficiente para acomodar a raiz. Em geral, o buraco deve ser duas vezes maior que a raiz e tão profunda quanto o pote na qual ela cresceu. Se suas palmeiras não tiverem vindo em vasos, assegure-se que toda a raiz seja coberta. Depois que as palmeiras estiverem plantadas, preencha com terra em volta usando o solo escavado e aperte levemente a área do local. Você pode usar mais terra para criar pequenas barreiras de solo ao redor da borda exterior para ajudar a segurar a água.

6 – Regue, cubra e fertilize. A rega freqüente é fundamental enquanto as palmeiras crescem. Tenha cuidado para não regá-las demais. Água demais não só gera doenças a raiz, como também desestimula a criação de novas raízes ao redor. A fim de garantir que suas palmeiras recebam água o suficiente, considere colocar mangueiras de regagem em torno delas, que podem ser facilmente escondidas com uma generosa camada de bagaço orgânico. Adubo também irá ajudar a reter a umidade e impedir que a chuva leve o solo (para não falar que melhora a aparência). A maioria das palmeiras também exige adubação uma ou duas vezes durante a época de crescimento.

pass

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. Adorei o blog. Só gostaria de ter mais informações sobre solos adequados para o plantio de palmeiras de grande porte como a bacaba. Obrigada.

  2. Eu gostaria de saber o nome da palmeira que está na foto.

Comente sobre o post