Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Kalanchoe_blossfeldiana_var__Calandiva

Calanchoe é uma planta de origem africana, do gênero ‘suculentas’, da família Crassulaceae e também é conhecida no Brasil por nomes populares, como: flor da fortuna, saião, erva da costa, coerana e eoirama branca. Com altura máxima medindo em torno de 30cm, esta planta se adapta a solos férteis, soltos e bem drenados. Em geral, a Calanchoe é muito utilizada na decoração, tanto interna, quanto externa, podendo formar lindos maciços e bordas de jardins, devido à delicadeza e ao colorido de suas flores, que podem variar entre as tonalidades de vermelho, amarelo, laranja, rosa, branco e roxo.

Resistente ao calor e a pouca umidade, esta é uma planta que se adéqua a ambientes iluminados naturalmente e exige poucos cuidados, podendo tornar qualquer local mais agradável e aconchegante. Por ser uma planta suculenta, regas semanais durante o inverno ou duas vezes por semana no verão são suficientes. A época de floração da Calanchoe ocorre entre o final de outono e se estende até a primavera.

Saiba, a seguir, alguns detalhes de como escolher, cuidar e podar a Calanchoe para que permaneça bonita por mais tempo:

Como escolher a Calanchoê
- Na hora da compra, procure pelas plantas que apresentem um aspecto saudável, com folhas inteiras e viçosas, livres de manchas;
- Verifique se existem insetos em suas hastes ou flores, pois este tipo de ocorrência prejudica a durabilidade da planta;
- Escolha plantas com maior número de botões fechados, que ainda irão se abrir, tendo em vista que isto significa que a durabilidade da planta será maior;
- Evite plantas com folhas não uniformes, com poucas flores ou botões, com manchas ou acondicionadas em vasos desproporcionais.

Como cuidar do Calanchoê em casa
Ambiente e iluminação
Evite colocar a planta em locais escuros, pois suas folhas podem se tornar amareladas, murchar e cair. Lugares bem iluminados como jardins ou varandas são os mais indicados, tendo em vista que esta planta é bem resistente. Por ser de natureza rústica, se suas necessidades de iluminação, ventilação e rega periódica forem atendidas, esta planta não necessita de maiores cuidados com ataques de pragas ou doenças.

Tipo de solo
A planta se adapta em solos férteis, ricos em material orgânico. O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Umidade
A Calanchoê não tolera o excesso de água, por isto procure regar apenas quando o substrato estiver quase seco. Cuide para não encharcar o solo. Quando for regar, também evite deixar que a água caia sobre as folhas, pois isto acaba manchando-as. As flores também não devem receber água diretamente, tendo em vista que este descuido causa o seu apodrecimento rapidamente. Em dias de muito calor ou em regiões quentes, regar a planta duas vezes por semana é o suficiente. Durante o inverno, regar apenas uma vez por semana é o ideal.

Como podar a Calanchoê
Os cuidados com a poda são bastante simples. Muitas doenças que causam apodrecimento de folhas e flores são causadas por excesso de água, portanto é necessário que as partes danificadas sejam retiradas da planta imediatamente, evitando assim que a doença se espalhe.

Propagação ou reprodução
Para formar novas plantas, basta utilizar os brotos que surgirem nas bordas de suas folhas adultas, plantando-os em solo fértil e bem drenado, tanto em vasos quanto em jardins.

Com base nestas dicas simples, é possível ter a beleza das flores de Calanchoê enfeitando o ambiente por mais tempo.

janela 2945

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post