Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Antirrhinum_majus_

Nativo da região do Mediterrâneo, desde o norte da África até a Espanha e Itália, a boca-de-leão é uma das flores ornamentais mais antigas a ser cultivada.

É uma planta rústica que exige poucos cuidados. É da família das Scrophulariáceas, Caracteriza por ser uma herbácea de pequeno porte, perene, mas cultivada também como bienal e, no Brasil, principalmente como anual.

Pode atingir uma altura entre 70 e 35 cm e alguns tipos chegam a até 1 m. Propagam através de sementes durante o outono e durante também o inverno, dependendo do tipo.

A boca-de-leão prefere temperaturas mais amenas, e floresce o inverno inteiro, tornando-a perfeita para a estação mais fria. Combine com violas e amor perfeito para visuais com cores únicas.

É uma é uma das plantas mais características do inverno. Muito usada no paisagismo de cidades, ela prefere temperaturas mais frescas, mas pode ser mantida bonita até o primeiro mês de verão (ou até mais se sua região for amena). Cada flor parece uma boca, que “abre” quando apertada, e daí vem o nome. São muito fáceis de se plantar, possuem uma deliciosa fragrância e florescem em apenas 6 semanas.

Suas flores são agrupadas em hastes florais e florescem na primavera e no inverno. Apresentam várias cores, com destaque para o marrom e o amarelo.

A época de plantio para os estados mais ao sul do país do Brasil vai de fevereiro a junho, para Sudeste de março a maio e para as demais regiões de abril a maio.

É uma planta muito utilizada para corbelhas, bordadura, jardins de pedra e, ainda, como flor de corte. Necessita de luz abundante. O melhor solo é o arenoso e rico em matéria orgânica. Precisa ser regada de 2 a 3 vezes por semana nos meses quentes e 1vez por semana nas épocas frias. Gosta de bastante sol.

antirrhinum_majus
Mistura de solo para plantio em vaso

1 parte de terra comum de jardim
;1 parte de terra vegetal;
2 partes de composto orgânico

Como plantar em vaso
1 – Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 – Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 – Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 – Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores

Antirrhinum-majus

Adubação para a Boca de leão
Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogênio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.

Manutenção da boca de leão
O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Regue todos os dias, ou um dia sim outro não.

Curiosidades:
Alguns colibris e insetos conseguem afastar as pétalas da flor para atingir o depósito de néctar que existe na base da corola.

pordosol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post