Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Hippeastrum hybridum.
Planta herbácea, bulbosa, muito utilizada como planta de interior, com uma floração vistosa, podendo florir mais do que uma vez por ano. Para isso a planta deve passar por um período de repouso, sem rega nem adubação e num lugar fresco e escuro. Planta sujeita a inúmeras hibridações, principalmente pelos holandeses, responsáveis pelo seu melhoramento genético.
Adquirir os bulbos e plantá-los no final do Inverno.

Caso se pretenda guardar os bulbos temporariamente antes da plantação, estes devem ser armazenados num local fresco a uma temperatura de cerca de 9 Cº. Plantar em vasos ou floreiras ou em canteiros, enterrando cerca de 2/3 do seu tamanho, deixando a parte superior ou a ponta de fora do substrato. Regar logo de seguida.
Luz: Necessita de boa luminosidade. Evitar o sol direto.

Floração: Floresce desde a Primavera até ao princípio do verão. Os bulbos forçados florescem no Inverno.

Temperatura: Amarilis é uma planta muito sensível ao frio, não suportando temperaturas abaixo de 5-6 Cº. Necessita de calor para a floração. Prefere temperaturas perto dos 20Cº.

Solos: Leves, frescos, arenosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Rega: Regar com moderação até o aparecimento da haste e das folhas. Aumentar a rega na época da floração. 2 a 3 regas semanais devem ser suficientes. Parar de regar quando as folhas murcharem, pois a planta entrará em estado de dormência. Ela deverá florir na primavera..

Após a floração aguarde até que as folhas tenham secado completamente para então cortar a haste deixando apenas 1 cm acima do solo. Se quiser, retire cuidadosamente o bulbo do vaso e plante-o no jardim ou então plante-o num outro vaso com terra nova.

Adubação: Adubar com um fertilizante líquido para plantas de flor, de preferência rico em Ferro e Magnésio, a cada 10-15 dias, na altura da floração e do aparecimento das folhas. Adubar até que as folhas murchem por completo para que o bolbo possa acumular reservas para o período de repouso.

cerquinha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



8 Responses

  1. #1
    amarilis alves belmiro 
    Monday, 11. April 2011

    adorei as explicações gostei de saber a origem do meu nome beijos! sou moradora do rio de janeiro bairro curicica jacarepagua

  2. Minha planta acabou a floração e as folhas estão crescendo muito, tive que fazer uma especie de amarração para que elas não dobrassem, como faço, mudo ela de vaso, podo as folhas?!?!?

  3. Fiquei encantada com seu trabalho. Desde a apresentação da página, que reflete uma grande sensibilidade e amor ao que faz, às explicações muito claras e que transmitem seu desejo de bem informar para que este mundo possa ser um lugar muito mais lindo, colorido e agradável de se viver.
    Parabéns e que DEUS te abençoe.

  4. #4
    Aparecida Motini 
    Tuesday, 30. July 2013

    Obrigada pela dica ,gosto muito de cultivar amarlis

  5. Tenho muitas duvidas, minhas plantas estão c as folhas bem verdes, mas o ano passado elas não floreceram nao sei se tenho q colocar adulbo, to com medo delas não florecerem este ano.

  6. ja tive uma por uns 5 anos até ser devorada por lagartas… :( !
    Agora adquiri outra q está linda, com 4 flores ja abertas e 2 botoes.
    E a experiencia q tenho é q quando acaba a floraçao brotam só folhas. Se eu nao poda-las nao dá flores de forma alguma.
    Depois da poda vem a haste da floração.
    Adorei as orientações!!!

  7. Adorei as explicações, também nao sabia da infinidade de cores/especies da amarilis. Mas porque as folhas das duas que tenho crescem muito e tombam? Como faço para saber o preço e comprar para entrega em Petropolis/RJ? Um abraço

  8. #8
    Dulcinéia Vieira 
    Monday, 8. September 2014

    Comprei hoje uma Amarilis florida com 06 flores, adorei as explicações, vou cuidar dela com muito carinho e amor pois adoro plantas.

Comente sobre o post