Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ixora

A ixora é um arbusto muito apreciado nas regiões de clima quente. Seu aspecto é compacto e suas folhas têm uma textura de couro. A floração ocorre na Primavera e Verão, e apresenta inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para esconder muros e muretas. Atrai polinizadores.

Deve ser cultivada sempre a pleno sol, e não é muito exigente em fertilidade, pois é bastante rústica. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares.

As Ixoras são muito suscetíveis à cochonilha e à fumagina. Veja se há nas folhas um pó preto de difícil remoção (fumagina). Se tiver, provavelmente haverá também as cochonilhas que impedem o crescimento e florescimento. Não devem ser plantadas  próximas a muros caiados e concretos novos que a prejudicarão pois estes contêm cal, já que o pH = 5, mais ácido, é o ideal para o seu crescimento..

No plantio, prepare bem a cova, adicione areia no fundo para uma boa drenagem, adubo animal de gado bem curtido, composto orgânico e turfa, que têm o pH mais baixo, evitando o húmus de minhoca.
Retire a muda do recipiente sem danificar as raízes e plante, colocando mais composto e apertando a terra junto do torrão.
Em locais com ventos fortes, coloquer um tutor para evitar tombamentos, principalmente nas espécies de alto crescimento ou mudas grandes.

A ixora não aceita poda muito bem, mas podemos retirar ramos velhos improdutivos na estação de crescimento, isto é, na Primavera. Floresce na ponta dos ramos, então podas severas diminuirão o número de inflorescências.

Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.

Regar bem durante pelo menos uma semana e depois regularmente.

Devemos  adubar pelo menos quatro vezes ao ano, colocando adubo de gado bem curtido e composto orgânico, bem como adubo granulado NPK  na formulação 4-14-8, cerca de 150 gramas por muda. Coloque num balde para misturar bem, aplicando ao redor da muda sem tocar no tronco.
Não esquecer de regar.
No caso de mudas em vasos em conjunto com outras plantas, use o adubo granulado dissolvido em água, do seguinte modo: coloque 1 colher de sopa de adubo numa garrafa PET de 2 litros, coloque um pouco de água e sacuda bem. Acrescente água para encher a garrafa.
Regue a terra do vaso todo, , cuidando para não tocar nas folhas.

Um dia antes, regue a terra do vaso, de modo a formar um bulbo úmido. Assim, quando colocar a água com o adubo dissolvido, este penetrará mais facilmente, atingindo as raízes.

lu

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Elza Francisca de Sousa AlbuquerqueAlbuquerque 
    Monday, 9. September 2013

    Navegar no seu site é uma terapia. Esse fundo musical é belíssimo. As suas dicas sobre plantas são maravilhosas. Obrigada por dividir os seus conhecimentos. Estou começando o meu jardim e pesquiso tudo aqui. Um abraço com o perfume das flores.

Comente sobre o post