Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ixora (2)

Nome Científico: Ixora coccínea

Originária das ìndias Orientais a Ixora é uma planta de ciclo de vida perene, arbustiva e muito utilizada para decoração de jardins e praças, nas regiões de clima quente. Adaptou-se perfeitamente em quase todas as regiões brasileiras, devido ao nosso clima tropical.

Seu aspecto de ramos e folhas compactas propicia ao jardineiro artesão, que com sua tesoura mágica, faz delas verdadeiras obras de arte, contornando muros, entradas de residências, cercas vivas, etc.

A floração ocorre na Primavera e no Verão, apresentando inflorescências com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa.

Pode ser cultivada isoladamente ou em maciços, sendo ótimas para enfeitar muretas e alambrados. Atrai pássaros e abelhas polinizadoras.

É uma planta bastante rústica, não muito exigente quanto à fertilidade do solo, e deve ser cultivada em pleno sol.

Planta que não requer grandes cuidados, apenas com as regas que devem ser em intervalos regulares, para manter certa constância na umidade do solo.

Planta que não tolera geada, e em locais onde o clima apresenta variação brusca de instabilidades, suas floradas são escassas.

A ixora é propagada através do método de estaquia, cortando galhos maduros (estacas), com 15 a 20 cm de comprimento, imediatamente após o período de floração, escolhidos das plantas saudáveis que se deseja reproduzir. O corte inferior deverá coincidir exatamente sobre o nó da estaca, com cuidado para não machucar a madeira da estaca.

Desbaste as folhas da parte inferior e mergulhe as estacas em hormônio enraizador até a metade, aguardadndo alguns segundos para que escorra o excedente do hormônio. Com o auxilio de um palito, com diâmetro um pouco maior do que o diâmetro das estacas, fure  o solo dos recipientes onde serão plantadas. Em seguida, coloque as estacas nos devidos furos e aperte com a ponta dos dedos para fixá-las bem ao solo.

As estacas deverão ser enterradas até a sua metade.

O solo deverá ser uma mistura bem homogeneizada de areia grossa e esfagno, (sphagnum), na proporção de 1:1. O solo dos recipientes que irão receber as estacas, deverá ser previamente bem umedecido.

janel7

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post