Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cupressus macrocarpa
A tuia holandesa (Cupressus macrocarpa), uma espécie conífera, assim como os pinheiros tradicionalmente usados no Natal, é uma boa opção de decoração para o Natal, e ainda apresenta algumas vantagens sobre os modelos tradicionais: por ser uma planta cultivada em vaso desde o início, pode ser transplantada em local definitivo, como jardins e quintais, conservando a aparência e o aroma característico durante toda a temporada natalina.

Esta planta é comercializada em vários tamanhos, desde 40 cm até quatro metros de altura. Dependendo do porte, pode ser usada como planta decorativa em ambientes internos ou externos, por toda a vida.
A espécie comercializada é da família das Cupressáceas, que emana um suave aroma de limão ao ser tocada e pode apresentar diversos formatos: piramidal, bola e coração (obtidos com técnicas de poda e condução manual).

Principais Cuidados – A espécie é originária da Inglaterra e foi adaptada ao clima brasileiro.
A fase inicial, chamada de enraizamento da planta, dura cerca de seis meses. Em dois anos, atinge a altura de 40 cm e, em três anos, chega a 1,5 metros. A partir daí, cresce aproximadamente um metro a cada ano.

Quando atinge cerca de 2 metros deve ser transplantada, para que as raízes tenham mais espaço. O local ideal é à meia-sombra, onde receba cerca de duas horas de sol direto por dia. Em locais de clima ameno, pode ficar sob luz solar direta em tempo integral.

O cultivo em vaso exige regas diárias e locais bem iluminados.
Por ocasião do plantio em jardins, é aconselhável fazer uma cova profunda, com cerca de 50 cm de profundidade e 50 cm de largura.

Antes do plantio, recomenda-se encharcar a cova, para que suas paredes fiquem bem molhadas e facilitem a acomodação da raiz.
A mistura de solo ideal deve conter terra vegetal e húmus de minhoca. Além disso, é bom lembrar que o desenvolvimento da planta depende de uma boa irrigação.

Pode ser regada todos os dias, e é preferível encharcar do que regar pouco.

pinheirinho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    aguinaldo 
    Monday, 24. August 2009

    Há um mês comprei uma tuia holandesa de 1 metro e ela esta ficando seca, o que devo fazer??? Ela esta em um vaso, me ajude pois não quero perde-lá.
    obrigado, um abraço !!!
    aguinaldo.

    e-mail: aguinaldo.siqueira@uol.com.br

  2. #2
    Anonymous 
    Monday, 5. October 2009

    Faz 11 meses que comprei a tuia holandesa e agora ela estar ficando com as folhas secas! o que devo fazer para nao perd-la!

  3. Comprei uma tuia há alguns dias e ela está com algumas folhas secas. Deixo-a todos os dias exposta ao sol por duas horas e rego sempre pela manhã. Ela precisa ser podada? E qual a forma correta de podar? O que faço? Nâo quero perder minha planta

  4. #4
    George Rocha 
    Thursday, 27. September 2012

    A espécie Cupressus macrocarpa é originária da Califórnia.
    O segredo é não molhar os ramos, folhas, pois a água que não é de chuva contém Cloro e este faz as folhas amarelarem.
    Muita água, na manhã cedo e ao anoitecer. Tome cuidado para não usar água morna de caixas d’água aquecidas pelo Sol. Se o caule da planta ficar marron, trata-se de fungos. Usar inseticida contra pulgões e cochonilhas. Eu tenho usado com sucesso Inseticida Dimy para jardinagem amadora.
    Para revigorar a planta eu tenho usado de 15 em 15 dias Forth Flores.

Comente sobre o post