Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pinheirobravo

O Pinheiro Bravo é uma planta da família das Podocarpaceae que pode chegar até 14 m de altura, com no mínimo 8 m para aqueles pouco desenvolvidos, sendo dessa forma considerada uma árvore de porte médio.

Tem um rápido crescimento e pode viver até aos 300 anos. Prefere solos soltos e arenosos e é bastante resistente à seca e geada. Ocorre desde o nível do mar até 1000 m de altitude.

A madeira do pinheiro-bravo é geralmente utilizada para mobiliário. A sua resina que é extraída enquanto a árvore é viva, tem muita utilidade na produção de água-rás e perfumes. Na medicina natural a infusão dos rebentos é usada para combater o catarro e bronquites, sendo um bom anti-séptico e balsâmico.

Dependendo da região onde ela se encontra, podemos ter referencias dessa mesma árvore com outros nomes como pinheirinho, pinheirinho-bravo e atambuaçu.

É uma planta nativa do Brasil, encontra-se também, uma pequena incidência desse tipo de pinheiro na província de Misiones, na Argentina. É típico de regiões onde existem muitas áreas de altitude, o que faz com que este seja bastante encontrado junto com o pinheiro do Paraná, devido as características muito semelhantes

O Pinheiro-bravo desenvolve-se mais em áreas de formações secundária, o que faz com que matas mais fechada, bem comum na nossa vegetação, seja escassa desse tipo de pinheiro.

2-Podocarpus-lambertii-

Cultivo
Essa não é o tipo de planta que você conseguirá no quintal de sua casa, a não ser que você possua um terreno muito extenso, como uma fazenda ou um sítio, pois o Pinheiro-bravo é uma planta florestal, então tanto o seu tamanho como o tamanho da sua raiz, exigem terrenos apropriados para o seu cultivo.

Quanto ao solo, ele prefere os solos com boa fertilidade, mas também consegue se desenvolver naturalmente em solo pobre, contanto que haja algum tipo de fertilidade química bem intensa e de boa variedade de compostos e que sejam bem drenados.

Solos argilosos também são bem propícios para o crescimento do Pinheiro-bravo. Caso não haja fertilidade química suficiente, somente a drenagem, a planta também conseguirá se desenvolver, porém em um processo de crescimento muito lento.

É uma planta que tem incidência maior em áreas de climas arejados e mais frios. Isso é fato que ela prefere esse tipo de clima e desenvolve-se muito melhor. Apesar de ser uma planta rústica, ela prefere e desenvolve-se melhor nesse tipo de clima, devido a facilidade de crescimento de suas folhas.

pinheiro-bravo

Madeira e pragas
Esses são dois assuntos que podem ser discutidos em conjunto porque existe uma incidência muito grande de uma praga e de um fungo que ataca a madeira dessa árvore.

Sobre a madeira, ela é muito usada na fabricação de brinquedos, compensados, móveis rústicos, forros e palitos de fósforo. Usando esse último como comparativo, a madeira do Pinheiro-bravo tem exatamente a mesma cor apresentada por esses palitos, um marrom leve e claro.

Já sobre as pragas que atingem essa planta, é muito comum que seja encontrada no Pinheiro-bravo uma praga denominada de Eupithecia, a qual raramente é encontrada em outro tipo de planta. Além da Eupithecia, o fungo Corynelia brasiliensis também ataca muito a planta, porém nesse caso, danifica apenas as folhas e os frutos. Para extinção desse fungo é necessário a aplicação de uma calda chamada bordalesa pelo menos 3 ou 4 vezes até que ele se exclua totalmente.

Como plantar
Quem deseja você iniciar o cultivo do Pinheiro-bravo, pode fazê-lo através de sementes ou mudas. Tanto para um como para outro, é necessário uma profundidade de pelo menos 20 cem no solo para a inserção da planta. Ela leva de 1 a 6 semanas para germinar.

teka 03

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post