Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Manac-a-da-serra-anão

Manacá-da-serra-anão (Tibouchina mutabilis Var. “Nana”)
Arbusto de até 3 m de altura. Planta brasileira que vai bem a pleno sol ou à meia sombra, com pelo menos 4 horas de sol por dia e água três vezes por semana. Floresce em entre abril a novembro. A multiplicação pode ser por estacas.
Mas como este processo tem baixo aproveitamento, nesta espécie, aconselha-se a obtenção de mudas já crescidas. É muito importante que no final da florada (em novembro) a planta seja podada. Além de determinar o tamanho da planta, a poda ainda prepara a planta para a floração seguinte.
Pode ser plantada em vasos grandes desde que sejam observadas suas necessidades.

O grande atrativo do Manacá da Serra anão está na floração abundante que produz.

Os botões desabrocham na planta de apenas 6 meses de idade, entre os meses de abril e novembro.

As pétalas escurecem homogeneamente do branco ao lilás, como a outra comum passando por uma coloração intermediária rosa-clara, que enfeita a planta com três tonalidades distintas.

manacá_de_cheiro

Manacá-de-Cheiro ou Manacá-de-jardim (Brunfelsia uniflora)
Também brasileira e extremamente perfumada. A floração ocorre na primavera e verão com flores inicialmente azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas.

Devem ser cultivado a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Toleram sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminar as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 m de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos.
Também podem ser plantadas em vasos grandes observando suas necessidades.

Para manter a boa hidratação e evitar apodrecimento, as regas em canteiros devem ser diárias durante o período de floração, regulares em época de poucas chuvas e moderada em períodos chuvosos, em todos os casos, porém, a terra deve ser regularmente drenada. No caso dos vasos, as regas devem ser sempre regulares (2 a 3 vezes semanais) e a terra que envolve a planta deve ser trocada a cada dois anos.

Janela-menina

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. Obrigada pela linda música, pela beleza das plantas, daspaisagens, das informações importantes e até pelos fornecedores que aqui anunciam, onde pude adquirir algumas plantas lindas. Gostaria de saber o nome desta musica, ela transcede… Bjs e Obrigada! Jan

  2. #2
    Carmen Castro Mariz 
    Monday, 29. September 2014

    Música e flores maravilhosas… Parabéns pelo bom gosto, pela simplicidade e sensibilidade!
    O manacá Manacá-de-Cheiro ou Manacá-de-jardim (Brunfelsia uniflora) sempre fez parte da minha história de vida, por isso e pela beleza das flores é o meu preferido.
    Obrigada por me presentear com tão linda página.
    Bjo na alma!

Comente sobre o post