Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK17007__tumbergia-azul_-16-junho-2005_-jundiai_sp_brasil-015800.jpg

Nome Técnico: Thunbergia grandiflora
Nomes Populares: Tumbérgia azul
Família: Angiospermae – Família Acanthaceae.
Origem: Originárias da Índia.
Descrição: Arbusto semilenhoso, tipo lliana, de amos flexíveis, muito vigorosa e de crescimento rápido.
As folhas são verdes, ovais de borda denteada irregularmente e flores grandes campanuladas, solitárias mas também em inflorescência de poucas flores, brancas ou azuladas com o centro amarelo.
Floresce abundantemente na primavera e em camadas de florescimento esporádicas ao longo do ano.
A espécie T.alba tem as flores brancas.
Pode ser cultivada no país todo.

Técnica de Cultivo: Necessita de sol, mas aceita locais de sol pela manhã apenas, solo fértil e bem drenado.
Na cova de plantio colocar adubo animal de curral, bem decomposto, cerca de 500 gramas, se for cama de galinheiro, a metade da dose.
Adicionar também 100 gramas de farinha de ossos e areia, misturando tudo com composto orgânico feito de folhas.
- Usar tutor feito de sarrafos ou então já conduzir os ramos para o muro, cerca ou pérgula.

Não esquecer de regar, na hora do plantio e depois por pelo menos 10 dias para garantir água para a muda. Depois espaçar para a rega normal do jardim.
Haverá necessidade de controle de seu tamanho, então em época em que estiver sem flores, realizar a poda do arbusto, deixando sempre pelo menos 6 gemas em cada ramo. Após a poda, adubar a muda com adubo animal curtido e composto orgânico regando bem.

Paisagismo e uso decorativo: Excelente para cobertura de pérgulas e caramanchões, mas é em muros e cercas que fica melhor, derrubando-se em longos ramos floridos.
Pode ser consorciada com outra do mesmo gênero, em outra coloração, isto é, misturando-se as cores branca e azul, num belo efeito ornamental.

A propagação vegetativa poderá ser feita por estacas jovens na primavera, cortando-se de 15 a 25 cm das pontas dos ramos ainda novos e colocar em substrato igual ao da sementeira.
Regar todos os dias até o enraizamento. O uso de enraizadores poderá garantir maior percentagem de indivíduos na produção.
Preparar um substrato feito de adubo animal e composto orgânico de folhas ou húmus de minhoca mais areia, em partes iguais, preencher os sacos de plantio, colocar a muda e preencher com mais substrato, regando a seguir.
Repetir a rega todos os dias por pelo menos 10 dias para a sobrevivência da muda.
Levar para cultivo em local protegido com sombra de 50% até a comercialização.
Será preciso usar tutores do tipo escada ou tripé para que a muda seja conduzida, ficando com bela aparência para a venda.

garfield-2

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Obrigada pela dica, estou cultivando uma amarela…
    Vou adaptar algumas coisas, de acordo com o que vi no seu blog…

Comente sobre o post