Senna Didymobotrya – Um arbusto exótico - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Senna Didymobotrya

Diferente de suas irmãs, que são arbóreas, a Senna didymobotrya é uma planta que cresce na forma de um arbusto denso, de mais ou menos 3 m, bastante resistente a vários tipos de pragas.

Nativa da África, foi introduzida a várias partes do mundo por ser uma planta de uso ornamental um tanto incomum: as flores que nascem são amarelas e pretas nas pontas, tendo o cheiro incomum de pipoca, por isso é chamada de árvore-da-pipoca.

A planta está sempre verde, com grandes folhas pinadas, tomentosas, e cachos eretos, na base com flores amarelas-douradas, brilhantes, e, no ápice, botões florais cobertos por brácteas castanhas-escuras.

Toda a planta exala um cheiro característico, a pipocas, mais acentuado nos botões florais.
Alguns povos do Quénia usam as sementes para preparar um tipo de leite azedo, consumido só durante certas festividades.

Além de ornamental, a planta também possui outros usos na África: pode ser utilizada como purgante e como um remédio no combate da malária; de suas folhas é feito um chá que é usado para dores generalizadas de estômago; na pesca é usada como uma espécie de entorpecente para os peixes; no Sri Lanka e na Índia tem como função ser adubo orgânico para diversos tipos de plantio.

rosas123

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post