Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dracaena fragans

Conhecida popularmente como pau d’água, a Dracaena fragrans se tornou símbolo de todo o gênero Dracena. Sua folhagem é predominantemente verde, mas encanta por suas variações, com margens amareladas ou estriadas, e centro amarelo e cinza prateado.

A dracena é uma planta arbustiva, de folhagem decorativa e amplamente cultivada em diversas partes do mundo por seu forte apelo tropical e rusticidade em ambientes internos. Nas plantas jovens seu tronco geralmente é simples, mas se tiver a brotação apical danificada, ele rapidamente desenvolve novos ramos.

As ramificações aumentam após cada floração. Se cultivado no solo, ele pode crescer até 15 m de altura e atingir 30 cm de diâmetro. As folhas são grandes, brilhantes, lanceoladas e, de acordo com a cultivar, podem ser largas ou estreitas, de cores lisas ou variegadas com listras longitudinais, de margens lisas ou onduladas, com diferentes tonalidades de verde.

Elas surgem em rosetas terminais, com formato que muitas vezes lembra um pompom: as folhas jovens são eretas e centrais e as folhas maiores são recurvadas. Suas inflorescências são de cor branca a rosada, com intenso perfume adocicado.

As flores são bastante atrativas para abelhas e beija-flores. Os frutos que se seguem são bagas lisas, alaranjadas a vermelhas, com várias sementes.

A espécie ganhou destaque nos últimos anos por sua capacidade de filtrar substâncias prejudiciais à saúde e purificar espaços contaminados por gases e poluentes.

Apesar de muito cultivada em vasos, graças a sua resistência a ambientes internos com ar-condicionado, a espécie africana é um arbusto de grande porte, que pode chegar a até 6 m de altura, quando cultivada diretamente no solo ou em canteiros.

Estudos da NASA indicam que a Dracaena fragrans é uma das melhores plantas para filtrar o ar, De fácil cultivo, é uma planta que se adapta tranquilamente ao clima brasileiro e se desenvolve melhor em espaços de sombra ou meia-sombra, mas também sobrevive sob sol pleno.

Este processo de adaptação deve ser feito gradualmente para que a planta possa ir se adaptando aos raios solares e não queime as folhas de imediato. O ideal é não colocá-la nessa situação para não sofrer esse estresse desnecessário.

Dracaena fragans

A Dracaena fragrans pode ter as bordas das folhas amareladas e centro verde ou cinza-prateado

Sugere-se misturar argila e areia no cultivo, para manter a umidade. A espécie também pode ser cultivada na água, por isso seu nome popular é pau d’água.

Seu cultivo deve sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, de acordo com a cultivar e o clima, mas sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade ambientais, mas não tolera encharcamentos.

Contudo, é possível cultivar um segmento do seu tronco em vasos com água por um bom tempo. Folhas com as pontas secas são um sinal de que a umidade está muito baixa, aumente a frequência das regas, reduza o uso do ar condicionado e, se possível, pulverize as folhas com água. Fertilize quinzenalmente na primavera e verão.

Não tolera geadas ou neves. Sua multiplicação é feita por estaquia dos ramos. Basta cortar um pedaço de seu tronco na diagonal e colocá-lo em um recipiente com água, até apareceram as primeiras raízes. Este processo é conhecido como estaquia.

banconolago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post